top of page

Você conhece o xikers?

Atualizado: 10 de mai.

por Tham Sanchis

(Foto: KQ Entertainment)


Depois da KQ Entertainment fazer história com o Ateez, primeiro grupo masculino criado por ela que agora já tem mais de quatro anos de carreira, estrelando a 4ª geração, a empresa retornou com mais um grupo que também está fazendo muito sucesso, dessa vez para a era que agora nasce, e trazendo a verdadeira face do que está por vir no ano que a 5ª geração vem ao mundo.


O xikers é um grupo composto por dez integrantes de 17 a 21 anos, que foram apresentados ainda em pré-debut para o público com a intenção da empresa de promovê-los enquanto trainees, bem parecido com o que eles fizeram com o Ateez na época: de KQ Fellaz para KQ Fellaz 2, a diferença foi apenas os anos, a “pegada” e a promessa de um futuro em diferentes em épocas, já que até homenagem aos primeiros Fellaz ocorreu. Foi quando o xikers esteve em terras norte-americanas para começar a se adaptar a ser propriamente um grupo: eles gravaram seu primeiro MV, de Geek, que foi como um tributo para From de seus sunbaes, que também lançaram essa em pré-debut, lá em 2018.


E, pelo que estamos vendo, o brilho que os membros desse grupo têm é esplêndido, fazendo com que o nome dado a eles, seja pré ou pós debut, já esteja na boca de muitos! Com um longo caminho pela frente, eles já passaram até pela edição de 2022 da KCON Japan e da de 2023 da KCON Thailand, enquanto teve sua estreia pós debut marcada para o meio desse mês de maio na edição desse ano da KCON Japan novamente. Tudo indica que eles terão uma agenda cheíssima para esse começo de carreira e estarão promovendo seu grupo com muito afinco, o que eles aprenderam bem cedo!


Para entender um pouco da jornada dos novos queridinhos da 5ª Geração do K-Pop, não tem como deixar de citar todos os integrantes e o que cada um traz de especial para o grupo, né? Todos os meninos foram apresentados como oficiais do grupo entre os dias 15 a 19 de agosto do ano passado, e desde então estão publicamente o promovendo.


(Foto: KQ Entertainment) | Kim Minjae, 10/04/2003, áries, coreano


Conhecido como um dos trainees com mais tempo de casa na KQ - introduzido em março de 2019 -, Minjae entrou para o grupo não apenas na posição de rapper como também acabou se tornando o líder! Ele também tem talento para escrever músicas, sendo um dos integrantes que produz para o grupo - para as tão famosas avaliações mensais da época de trainee, Minjae, inclusive, escrevia seus próprios raps. Apesar de, às vezes, ter certa dificuldade com isso, seu objetivo é escrever músicas que tenham suas próprias histórias, além de escrevê-las sempre com muita sinceridade. Sua vontade de se tornar idol veio à tona depois de, quando estudante, ver uma performance em um Music Show e pensar que poderia preferir a carreira da música à dos estudos. Já que ele foi um aluno exemplar, sempre tirando notas muito altas, foi uma decisão difícil de se tomar, mas ele foi corajoso e resolveu seguir seu coração - e dom. Minjae também tem grande paixão pelos seus hobbies que são tocar piano, desenhar e tirar foto, o que faz a gente chegar a conclusão que ele não é apenas um menino com um único talento, mas sim alguém que tem sempre algo a acrescentar, não apenas no sentido musical como também trazendo a criatividade necessária para juntar e guiar o novo grupo. Aliás, ele ama passar tempo com seus amigos de grupo, pensa neles como família e, com isso, percebemos que a escolha de fazê-lo líder foi mais que certa!


Curiosidade: Ele é amigo de infância de Jungwon, também líder do boygroup Enhypen. Além disso, ele já foi trainee da SM!


(Foto: KQ Entertainment) | Park Junmin, 24/05/2003, gêmeos, coreano


Junmin se tornou conhecido por ser trainee da KQ no final de 2021, participando do quinteto dos trainees mais antigos dentre os Fellaz 2/xikers. Sendo um dos mais velhos do grupo, ele é considerado dançarino principal e sub-vocalista entre os dez integrantes, o que diante de sua coragem, talento e esforço, são posições mais que merecidas dadas para ele. Park pensa que aprender com seus colegas de grupo é um bom e rápido método para melhorar, independente do quesito, o que acabou o tornando uma pessoa que tem boa química para se conviver desde os tempos de trainee. Junmin resolveu que queria ser cantor quando um amigo da escola o mostrou um vídeo de um artista que ele gostava, acabando por despertar essa vontade que há no coração de todos do grupo. Junto de seu objetivo de se tornar cada dia mais uma versão melhor de si mesmo, ele está sempre se desafiando a trabalhar mais duro do que antes. Sua energia positiva também é voltada, claro, para seus hobbies que são ser organizado e jogar jogos. No mais, o que faz suas preocupações sumirem enquanto treina é quando seus amigos de grupo não só torcem por ele como o ensinam algo novo, o que mostra que temos um integrante super humilde e dedicado por aqui!


Curiosidade: Ele é tutor de uma cachorrinha fofíssima chamada Kong.


(Foto: KQ Entertainment) | Choi Sumin, 07/04/2004, áries, coreano


Também parte dos meninos que originam o grupo, Sumin é conhecido desde 2020 como um dos trainees iniciais da empresa nesta segunda fase, e ainda no pré-debut foi tornada pública também sua posição de rapper principal. Seu sonho de debutar surgiu quando ele dançou pela primeira vez numa celebração em 2018 - por mais que já tivesse paixão clara pela arte, com isso ele traçou seu foco. Foi em sua primeira avaliação mensal como trainee que ele, porém, se viu muito nervoso e não conseguiu apresentar tudo o que havia preparado. De qualquer forma, depois de treinar e melhorar muito, Sumin passou a acreditar que a prática pode acabar solucionando todos seus problemas. Uma de suas paixões principais, além da música, é desenhar, o que refletiu em suas habilidades manuais e o fez começar a estilizar roupas - podemos ver isso, inclusive, em alguns vídeos durante sua jornada no KQ Fellaz 2! Além disso, ele ama cozinhar e passar tempo vendo vídeos de dance practice, o que nos faz perceber que ele é tão fã do que faz, como a gente pelo que ele tem para mostrar pro mundo!


Curiosidade: Ele também é tutor de uma doguinha pitica chamada Hamong!


(Foto: KQ Entertaiment) | Ham Jinsik, 30/07/2004, leão, coreano


Jinsik teve seu perfil mostrado para o mundo exatamente quando o grupo também foi exposto como KQ Fellaz 2. Sendo um dos vocalistas líder, ele também é do time dos que pensam que praticar e receber conselhos dos amigos de grupo ou professores é a melhor forma de resolver seus problemas quanto às habilidades necessárias para ser um idol. Apesar de parecer tímido e rígido, depois que se conhece Jinsik, pode-se ver como ele é ativo e brincalhão. No início de sua vida de trainee, ele se sentia nervoso e perguntava a si mesmo se conseguiria se adaptar bem à nova rotina, mas não demorou muito para ele criar bons relacionamentos com os amigos trainees, já que, além de ser uma pessoa que deixava o ambiente mais feliz, Jinsik também distribuía doces entre eles. Ainda assim, ele ficou chocado e confuso quando passou na audição que queria, mal podendo acreditar que seu sonho de criança estava para começar a ser trilhado. Seu grande coração ficou tocado quando era mais novo ao ouvir a voz de um cantor, o que fez ele literalmente sonhar com aquele momento. De qualquer forma, sua personalidade realmente vai além do que parece e ele também é dono do bom humor do grupo, está sempre iniciando as conversas entre eles e é um dos mais preocupados se eles têm o suficiente no dormitório para comer. Fica difícil não gostar de uma pessoa tão carinhosa como Jinsik, né?


Curiosidade: Ele é o único pai de gato do grupo! O nome dela é Bambi.


(Foto: KQ Entertainment) | Choi Hyunwoo, 04/12/2004, sagitário, coreano


Hyunwoo é do time dos que foram apresentados ao mundo como trainee quando o grupo já estava definido para debutar e, mesmo tendo claro talento para a música, poucas pessoas sabem que ele é o que tem menos tempo de treinamento entre eles, sendo de apenas oito meses. A maior paixão dele nesse meio é o canto, o que não nos surpreende já que ele é dono de uma voz lindíssima e acabou se tornando o vocalista principal do grupo. Tendo essa paixão desde muito novo, Hyunwoo participou de uma banda na época de escola e se sentia bem ao mostrar para as pessoas o jeito que ele cantava. Já imaginamos porque ele quis continuar nesse segmento, né? Para conseguir ir atrás de seu sonho, porém, ele teve que se mudar da cidade em que morava e seus amigos trainees o ajudaram muito para que ele não sentisse muita diferença. Hyunwoo também é esforçado e, por ter menos experiência com dança, é muito agradecido a todos os trainees que o ajudaram nesse quesito. No mais, Choi diz que quer se tornar alguém que não tem medo de desafios, e podemos dizer que parece que ele está no caminho certo, né?!


Curiosidade: Hyunwoo era extremamente popular em sua época de escola por conta da sua beleza e também por ser muito atlético!


(Foto: KQ Entertainment) | Kim Junghoon, 05/07/2005, câncer, coreano


Enganando com a sua carinha fofa, Junghoon apenas dá início a maknae line do xikers, sendo parte dos cinco meninos mais novos do grupo. O mais tímido deles teve sua identidade revelada também em agosto do ano passado e, mais recentemente, descobrimos que ele é outro vocalista líder e forma a dance line junto de seus amigos de grupo Junmin e Hunter. Suas maiores paixões são cantar e dançar, e está sempre pensando em como fazer ambos de forma melhor, tanto que sua maior preocupação é praticar os dois juntos. Junghoon diz que normalmente se passa muita coisa pela sua cabeça, mas que quando canta, ele se concentra apenas nisso e aproveita o momento. Kim tem essa vontade de ser cantor desde criança porque sua mãe sempre lhe mostrava músicas e acabou por crescer as ouvindo e cantando junto com ela. Hoje em dia, ele é próximo dos amigos de grupo por ter passado tempo fazendo muitas piadas com eles, já que no início da época de trainee ele era ainda mais tímido do que parece. Mesmo com esse fator, Junghoon tem como o momento mais memorável de seu tempo de trainee uma vez em que ele recebeu um resultado ruim de uma avaliação mensal e um de seus amigos o apoiou e o encorajou. Esse querido misterioso também mexeu com o coração de vocês? Pois mexeu com o meu! PS: ele é meu bias!


Curiosidade: Ele é mais um dos tutores de dog do grupo, tendo a querida Latte. Além disso, Junghoon sofreu uma lesão em um dos seus joelhos ainda no primeiro mês depois do debut e, por conta da necessidade de uma cirurgia, ele ficará alguns meses sem promover com o xikers.


(Foto: KQ Entertainment) | Park Seeun, 17/08/2005, leão, coreano


Também participando do time de trainees que foram revelados apenas quando o grupo estava para começar a promover, Seeun segue a linha quieto e introvertido como alguns de seus amigos do xikers. Ele era ainda mais quando criança, pois, a partir do momento em que se tornou trainee, acabou indo para o meio da música e afirma que se tornou mais extrovertido. O jovem de 17 anos é um sub-vocalista entre os integrantes do grupo, que gosta de músicas com vibes harmônicas. Além disso, quando se tornou trainee, ele percebeu que estava a um passo mais próximo do seu sonho de se tornar idol e se tornou determinado a correr ainda mais atrás do que o move, tendo a garra de ver que pode fazer tudo o que quer. Park também tem muito apreço pelas suas melhoras durante o período de avaliações mensais, tanto que é uma de suas memórias mais marcantes. Ao contrário do pensamento geral, ele se dá muito bem ao ouvir as opiniões de amigos e familiares, inclusive as pede para que ele possa melhorar e sempre as escuta! Ademais, ele ama se aproximar das pessoas, o que faz com que cheguemos a conclusão que ele é um artista incrível para se conhecer!


Curiosidade: Seeun já foi trainee da Pledis Entertainment no ano de 2019!


(Foto: KQ Entertainment) | Jung Yujun, 05/10/2005, libra, coreano


Yujun foi introduzido desde o início de 2021 como trainee da KQ. Um dos sub-vocalistas do grupo, Jung teve seu início no mundo dos trainees um tanto quanto diferente dos amigos, já que ele não teve o nervosismo inicial que a maioria teve, muito pelo contrário, ficou super animado em começar a ir atrás de seu sonho. Este nasceu quando ele também era novo e ficou super empolgado em participar de um show de talentos de sua escola, o que fez ele querer se tornar um cantor reconhecido. Como uma pessoa que gosta de fazer muitas coisas, ele quer se tornar bom em todas e, por isso, está trabalhando duro para melhorar constantemente. Alguns dos hobbies que o jovem gosta de ter é ouvir música, assistir webdramas, e tem especialidade em nadar e desenhar. Mas algo intrigante sobre ele é que ele tem barriga sem fundo! Yujun come muito e consegue se alimentar com até quatro lamens quando está com fome. A única coisa que explica isso é sua pouca idade e que ele está em fase de crescimento, né? Que ele coma muito para continuar crescendo e se tornar um super artista de K-Pop!


Curiosidade: Ele é o único canhoto do grupo!


(Foto: KQ Entertainment) | Hunter, 05/10/2005, libra, tailandês


Gêmeo de data de nascimento de Yujun, tendo nascido apenas duas horas depois dele, Hunter além de ser o segundo mais novo do grupo, também é o único estrangeiro, sendo o primeiro idol tailandês inclusive da própria empresa. O libriano é outro que é tímido e fechado fora dos palcos, mas quando está nele, faz o chão esquentar! Dançarino principal e vocalista, ele também tem muito potencial e vontade de se mostrar para o mundo, não esquecendo de seus amigos de grupo, claro, que ele diz que quer sempre os passar energia e entusiasmo com seu jeito de ser. Quando o tailandês se tornou trainee, ele ficou muito nervoso, mas teve o apoio e carinho de vários amigos que treinavam com ele na época. Entretanto, o que deu gás para que ele corresse atrás desse sonho foi o fato de ter se apresentado bastante quando criança, já que esses momentos foram os mais felizes de sua vida. Atualmente, o que o preocupa é encontrar sua própria identidade e mostrar o quão forte ele pode ser. Arrematando, ele também não é “apenas isso tudo”: sua personalidade é daquelas que quanto mais próximo da pessoa, mais ele passa o sentimento de conforto e felicidade. Vai dizer que ele não é apaixonante?


Curiosidade: Apesar de Hunter já ser a curiosidade em pessoa, ele ainda possui mais, por exemplo, que ele sabe falar cinco línguas, como tailandês, coreano, japonês, inglês e chinês. Mais uma bem interessante é que o nome dele em tailandês é Papungkorn e significa “criador da prosperidade”.


(Foto: KQ Entertainment) | Lee Yechan, 21/10/2005, libra, coreano


Yechan é o mais novo, porém o mais vivido entre os integrantes do xikers! Conhecido anteriormente por ter participado do reality show Under Nineteen, que foi ao ar em 2018, o coreano ficou em 15º lugar no último episódio, infelizmente não passando para o grupo final do reality - o 1THE9. Em compensação, ele se fez presente desde então na KQ, correndo atrás de seu sonho de debutar e foi anunciado como parte do grupo junto com todos os outros amigos trainees que também fizeram o corte. Por ter pouca idade, ele se tornou trainee ainda mais cedo que muitos, apenas aos 14 anos, dando seu máximo desde então. Entre os dez integrantes, ele tem duas posições: dançarino principal e rapper principal, o que mostra que ele tem um talento sem igual! Quando criança, Yechan tocava muitos instrumentos com sua irmã mais velha e isso fez com que ele crescesse em torno de um cenário extremamente musical, o que acabou por despertar a vontade nele de se tornar cantor. Nesse sentido, alguns de seus hobbies até hoje é tocar piano e saxofone. No mais, Yechan quer se tornar alguém orgulhoso de si mesmo e satisfeito, já que isso é algo que ele não costuma ser. Ele também quer virar uma pessoa confiante, feliz e criativa através de muito treino! Nesse grupo só tem meninos esforçados, né?


Curiosidade: Fechando a Dog Owner line, Yechan é tutor da querida cachorrinha Gaeul.


Agora que vocês conhecem os integrantes, que tal conhecer um pouquinho mais da história do grupo até o momento?! Vocês sabiam que a música de debut deles foi promovida durante o pré-debut? Então, vem com a gente!


Após eles mostrarem para o que vieram através do MV já citado anteriormente de Geek, eles foram escalados pela KQ para um reality show onde eles poderiam melhorar suas skills, já que era um programa especialmente feito para eles: com uma banca de jurados famosos com os nomes de Sunggyu, do boy group Infinite, a cantora Lyn, a dançarina e coreógrafa Honey J, entre outros, eles colocaram para jogo todo seu talento, para assim, ter instruções e conselhos de ouro de artistas que estão na indústria faz tempo.


Podemos ver a grande evolução deles em todo The Player, mais ainda com os covers que eles fizeram para um público maior do que eles imaginavam nas ruas da Coreia: ainda como KQ Fellaz 2, eles performaram The Real do Ateez, God’s Menu do Stray Kids e Thrill Ride do The Boyz, o que com certeza fez milhares de pessoas começarem a acompanhar eles desde então, já que ficou claro todo o talento deles pela força que eles têm quando estão em cima do palco.


Ainda por conta do programa, podemos encontrar covers também, mas indoor, de Hot Sauce do NCT Dream e uma coreografia fantástica para música Industry Baby do Lil Nas X. Para as apresentações grupais, houveram também cover de músicas de girl groups famosos como Like This do Wonder Girls e Lupin do Kara.


E para alegria de quem já estava de olho neles faz tempo, eles também lançaram duas músicas ainda em pré-debut! Na verdade, foi o MV da primeira música da rap line do grupo - formada por Minjae, Sumin e Yechan - de Canvas e o início da promoção de sua música, que naquela época não sabíamos, de debut, Tricky House. A jogada ousada fez todo mundo ficar bastante animado, já que o xikers, até então KQ Fellaz 2, deixou todo mundo com o gostinho de “quero mais”.


Foi nessa época, inclusive, que eles foram à primeira KCon de sua carreira, a do Japão que falei lá em cima, lembram? Lá, eles performaram com dois grupos já debutados, o ATBO e o DKZ, um stage collab cover da música Kick It do NCT 127, o que acrescentou apenas mais um feito incrível para eles ainda recém entrados no forno! Aliás, de outubro para março, que foi quando aconteceu seu debut, foi bastante tempo, né?


Nos meses que se passaram nada muito mirabolante aconteceu além de sua preparação para o debut. Apesar disso, eles foram novamente para os Estados Unidos com a intenção de abrir alguns shows de seus sunbaes Ateez e acabaram por conquistar muitas Atinys, que são as pessoas que comportam o fandom do Ateez. E, falando nisso, tem muita fã já pensativa em qual será o nome do fandom do xikers… Eu sou uma delas!


De qualquer forma, depois de tanta espera, veio, então, o debut! E eles definitivamente não decepcionaram. Como disse na indicação do mês passado, as músicas são espetaculares e se você ainda não ouviu, está perdendo tempo! E, não apenas isso, depois de ouvir, fica difícil você não ir atrás dos stages das músicas que tem coreografia: além de Tricky House, claro, eles promoveram Rockstar que foi sua segunda faixa-título! Um belo combo, né? E também houve a leve promoção de Xikey, que, particularmente, é a minha favorita! E se eu ainda não te convenci a olhar, só posso dizer que o carisma deles é algo de outro mundo. Algo que ajudou a abrir portas para a 5ª geração e fazer ela começar da melhor forma possível!


Agora sim, se você ficou com a curiosidade atiçada não só para ouvir e ver o que eles têm a trazer em cima de um palco, sugiro os conteúdos deles no canal da KQ, ainda em pré-debut, como o Diário de Bordo deles pela primeira vez nos EUA, o Ready To One, e o acompanhamento pessoal deles desse momento que foi muito importante na carreira recém nascida na época, onde eles desenhavam o que eles haviam vivido e mostrava mais da perspectiva deles sob o que acontecia, o 그림일기 (Cream Ilgi), que em português literalmente seria Diário de Desenho.


Mas também temos conteúdo pós-debut, caso vocês queiram assisti-los se divertindo como propriamente idols! No próprio canal do xikers, temos uma caça ao tesouro dividida em episódios de jogos com temas diferentes, auto intitulada também como Tricky House, já que seria uma aventura na Tricky House. E mais focado em sua relação com outras pessoas do mundo do entretenimento, temos a série de vídeos 고즈렛, onde os jovens meninos do xikers aprendem a criar conteúdo com Criadores de Conteúdo coreanos bem famosos na Coreia por serem Tiktokers. Lá surgiu muito conteúdo incrível que faz a gente se apaixonar ainda mais por eles.


Por fim, aconselho se afundar neles se gostaram do que eles já colocaram no mundo. Eles, definitivamente, são uma grande aposta para o mundo do K-Pop e, com todo esse charme, não há dúvidas que vão balançar muito a cena nessa geração que está nascendo.


Aqui torço para que a recuperação do Junghoon seja rápida também porque já quero música nova e com ele promovendo junto! Aliás, eles realmente deixam a gente com aquele gostinho de “quero mais”, né?


Talvez eles não venham logo, mas fiquem aqui também com a razão do nome deles, do álbum e um pouco da lore (história) que faz o grupo se tornar ainda mais interessante!


Tendo como conceito um mundo onde a vida das pessoas é toda feita à base de um banco de dados (database), tudo que acontece no futuro flui de acordo com o melhor cenário que é fornecido para todos, isso é, com toda a informação que é acumulada nesse banco de dados - e, por isso, tudo se torna uma utopia, já que seria um mundo impossível. Também é por isso que nesse mundo perdeu-se a razão pela existência, já que tudo virou “mecânico” e “previsível”. Nele apenas existem suas fronteiras, onde o que as separa são seus climas e áreas, e o mundo gira em torno das informações que existem nessas fronteiras. E é aí que vem o nome do grupo, que é quem eles são nessa história: quem não recebe um “cenário” nessas fronteiras são chamados xikers, assim, as possibilidades de futuros para eles são marcadas como X. O nome deles vêm da junção desse X com a palavra hiker, que significa andarilho.


Essas crianças que não são “aceitas” pelo mundo, ficam vagando pelo mesmo, já que eles não são muito bem vindos em nenhum lugar. Por conta disso, eles se tornam pessoas solitárias, que carregam dores, tristezas e o sentimento de injustiça que os domina nesse mundo utópico. Eles também se perguntam porque eles não receberam os cenários de suas vidas, como qualquer outra pessoa… Se eles nasceram sem motivo, se são inúteis por tal acontecimento ou se isso tudo foi apenas um erro do banco de dados. E também pelo mesmo motivo, eles acabam sendo tratados como uma espécie de mutação: são excluídos pela sociedade, tratados como se eles não existissem e acabam por viver, exatamente, sem se sentir pertencentes em nenhum lugar.


Mesmo que eles quisessem uma vida com coordenadas, quando eles finalmente conseguem se acostumar a viver sem elas, eles começam a ter sonhos onde a mesma frase sempre se repete: “Você quer saber suas coordenadas? Se você quiser as encontrar depois de acordar, visite a Tricky House”. Interessante, né? Pois é o nome da primeira faixa-título deles!


E, então, um por um, eles começam a sair da tal fronteira para começar a encontrar Tricky nos sonhos deles. Quem é Tricky? O dono da casa! E também é o personagem que dá rosto à marca do xikers - e o mais legal é que o Tricky não tem rosto, acredita? Ele é identificado por ser pequeno e usar sempre um gorro. Você pode ver ele em todas as fotos de icon nas redes sociais do grupo.


Nessa história, ainda, Tricky vive além das fronteiras: ele pode se mover como quiser, no tempo e no espaço, e é o que atrai os personagens dos xikers para ele, aliás, como ele faz isso?


No final, eles vão à casa de Tricky e, através do encontro dos 10 meninos com o personagem, acontece o inesperado: eles encontram suas coordenadas. Isso é explicado pela matemática da coisa, já que Xikers + trickY dá nas coordenadas deles. O X deles não é mais reconhecido como uma “falha”, mas sim possibilidades indefinidas. Em outras palavras, é reconhecido como um devido X, que significa uma número que pode sempre mudar. E é através da Tricky House que eles criam suas próprias coordenadas e vão atrás de sua própria jornada que foi descoberta através do seu potencial X.


Agora que vocês já sabem de tudo, querem ficar por dentro de tudo deles? Sigam, então, eles nas redes sociais!


100 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page