top of page

Você conhece o toni rei?

Atualizado: 21 de nov.

por Tham Sanchis


(Foto: Canal do YouTube toni rei)


Toni rei (estilizado toni rei, tudo em minúsculo) é o nome de palco de um artista anteriormente conhecido no K-Pop que agora em 2024 migrou para o K-Hip Hop: Nam Dohyon, seu nome de nascença, completou recentemente 20 anos e sua trajetória no mundo da música sul coreana começou em 2018, quando ele tinha apenas 13 anos e um sonho… Literalmente!


Apesar de ser coreano, Dohyon já morou por 4 anos em Copenhague, na Dinamarca — durante sua infância — e foi lá que ele descobriu seu talento para música, onde aprendeu a tocar piano e compor canções. Não muito tempo depois, ele se mudou para o Japão e lá teve que enfrentar mais uma vez sua timidez para fazer amigos e aprender um novo idioma. É aí que descobrimos que nosso querido Toni — apelido que ele tem desde pequeno também — sempre foi um jovem prodígio. Não à toa, vários adultos o chamavam de gênio desde essa idade.


No Japão, com apenas 10 anos, ele teve a certeza que queria seguir uma carreira musical e se dedicou totalmente para isso. Dohyon então começou a remixar músicas e teve seu primeiro remix sendo usado em um festival que sua escola fazia. Mas não demorou para que ele voltasse para a Coreia, onde ele acabou sendo descoberto por uma conhecida como um jovem talento e, assim, resolveu tentar a carreira de idol.



Com apenas 13 anos, ele se inscreveu no reality survival Under Nineteen e se juntou ao rap team do programa, mostrando que sua skill favorita era a de fazer rap. A premissa do reality era debutar um grupo de jovens com até 19 anos — que viria a ser o 1THE9 — através de uma seleção entre os integrantes de cada grupo, sendo eles o de rap, o de dança e o de canto. No meio de 57 participantes, Dohyon acabou sendo eliminado no 9º episódio, na segunda rodada de eliminações, ficando em 42º lugar entre todos os participantes, mas em 12º no time de rap.


Naquela época agenciado pela empresa MBK Entertainment (hoje PocketDol Studio), Nam foi anunciado no ano seguinte como participante de outro reality show, o gigante Produce X 101, que já estava em sua quarta temporada, e também integrante do grupo pré-debut da agência, o MBK Boys, junto de outros integrantes como seu futuro grande amigo Lee Hangyul, que também foi escalado para o reality que estava por vir.



Diferente de seu primeiro reality, dessa vez ele competiu com 100 participantes durante todas as rodadas e chegou no line up final do grupo que seria debutado pela empresa CJ ENM Entertainment, o promissor X1. Dohyon chegou em 8º lugar, se tornando o maknae de um grupo espetacular que continha também seu amigo Hangyul, que ficou em 7º lugar, e idols famosos como Junho (DRIPPIN), Eunsang (YOUNITE), Dongpyo (ex-MIRAE), Wooseok (UP10TION e solista), Yohan (WEI), Minhee (CRAVITY), Hyeongjun (CRAVITY), Seungwoo (VICTON) e Seungyoun (do UNIQ e conhecido atualmente como WOODZ e Luizinho).


O debut do X1 aconteceu no dia 27 de agosto do mesmo ano com a faixa título FLASH, do mini álbum QUANTUM LEAP, e foi um estouro! Teria sido — e tecnicamente foi — o começo de uma carreira espetacular não apenas para Dohyon, mas também para todos do grupo. Porém o que era para ter sido 5 anos de carreira (como no contrato, já que o X1 era um grupo temporário), se tornou numa bomba relógio que eles nem ao menos sabiam que iria estourar mais cedo do que o esperado.



Por conta de um escândalo envolvendo a Mnet — emissora que transmitiu e produziu o PDX101 — e fraudes que aconteceram nas votações durante não apenas aquela edição do programa, mas também em outras, o grupo acabou sendo disbandado com menos de cinco meses de estreia, em janeiro de 2020.


Também naquele mês, a empresa original de Dohyon e Hangyul trocou formalmente de nome para PocketDol Studio e disbandou o grupo pré-debut dela em que eles estavam, o MBK Boys. Em coisa de um mês, todavia, ela anunciou que ambos Dohyon e Hangyul iriam debutar em um duo chamado H&D, lançando também um single pré-debut chamado Toward Tomorrow.



O duo debutou com a faixa SOUL, precedida da canção Unfamiliar, e um dia depois de seu debut, outra música do álbum SOULMATE, chamada Good Night, também já tinha MV. A esse ponto, Dohyon e Hangyul começaram a ser conhecidos como mais uma dupla de soulmates do K-Pop, já que, mesmo com o disband do X1, a amizade deles continuou firme e forte e ainda mais bonita do que antes.


Dohyon ainda tinha 15 anos quando começou a participar de feats também, sendo um deles na música Destiny com Niel do TEEN TOP e Namjoo do APink para o Cool Summer Project de 2020. Sua carreira, apesar de ter altos e baixos, sempre lhe deu frutos muito bons e isso reparamos por conta de seu talento e dedicação infinitos para a música, área que ele sempre mostrou dominar.


Em setembro do mesmo ano, o duo H&D lançou seu primeiro e último comeback com minha música favorita deles, Umbrella, fechando então uma fase que ficaria para sempre marcada no coração de seus fãs.



Pouco antes do terceiro debut de sua carreira, a PocketDol anunciou que Dohyon e Hangyul iriam debutar no novo grupo da empresa chamado BAE173, debut esse que aconteceu em novembro de 2020 com a faixa título Crush on U, do álbum INTERSECTION : SPARK. Diga-se de passagem que foi um pouco antes disso que os conheci e sabia que, se gostasse da música, iria acompanhar o grupo… E não deu em outra!


Assumo que foi duro seguir os mini passos do BAE173 em busca de reconhecimento num mar cheio de possibilidades que o K-Pop não dá quando se é de agência pequena. Era de uma felicidade imensa saber quando eles fariam comeback porque, dali pra frente, devido ao pouco apoio que eles recebiam da empresa, sabia que Dohyon começaria a tomar a frente das músicas, que foi exatamente o que acabou acontecendo.


Compositor e escritor de algumas músicas, foi questão de tempo até ele começar também a produzir os arranjos de outras: podemos ver isso no álbum INTERSECTION : BLAZE e no ODISSEY:DaSH. Apesar de tudo isso mostrar como a PocketDol faltava com eles de todas as formas possíveis e não tirar essa responsabilidade dela por sobrecarregar eles, Dohyon pegou tudo que ele podia nesse processo e começou a mostrar para o que veio de verdade. Além de, claro, continuar arrasando no rap e na própria profissão de idol em si, já que ele não podia deixar isso de lado — isso foi, provavelmente, apenas um gás para Nam ver como ele tinha capacidade de fazer tudo que queria.


O mini querido, dos 16 aos 17 anos, tomou várias responsabilidades para si e mesmo com o apoio de seus integrantes de grupo, parecia que sua jornada era outra.


No fim de 2022, Dohyon contraiu COVID-19 e foi afastado das atividades do grupo para se recuperar de possíveis complicações, isso é, ele foi colocado em hiatus e a partir dali nunca mais tivemos notícia dele… Até entendermos o que realmente acontecia, muitos meses depois.


Em abril de 2023 foi noticiado que ele entrou com uma ação judicial contra a PocketDol para suspender seu contrato devido a divergências de opiniões sobre como a empresa cumpriu seus deveres e obrigações ditas no tal contrato de exclusividade e não demorou para ele vencer essa batalha judicial. Entretanto, com ele saindo da agência, acabou saindo também do BAE173.


Ainda no mesmo mês que saiu essa notícia, Dohyon abriu uma conta no Instagram e mostrou que continuava no meio da música, postando algumas fotos suas e até algumas músicas em sua conta do Soundcloud, alimentando seus fãs que estiveram numa seca por meses sem contato com ele.



Foi apenas em setembro desse ano de 2024, dois meses atrás, que ele anunciou que estaria voltando de vez para o campo da música com seu single 19 (Feat. ShyboiiTobii) dali a quatro dias, o que não passou despercebido e tem despertado muitos olhares, por conta da sua brusca mudança de caminho — apesar de remarcar sua posição principal como rapper, deixar de ser idol sempre se torna algo impactante.


Sendo 19 sua volta para a música, Dohyon busca sua nova face como toni rei, seu novo pseudônimo e que carrega muito de quem ele realmente é e quer ser. Nessa música, ele despeja seu talento para compor, escrever e produzir, o que ele realmente passou mais tempo fazendo durante esses anos e veio mostrando que está melhor do que nunca!


Nela também ouvimos um verso que deixa qualquer pessoa curiosa, o “5 years on the mic and I’m still 19” (cinco anos no microfone e tenho apenas 19 anos), já que paramos para pensar como isso é doido: seu primeiro debut foi no X1, com apenas 14 anos, e, agora com 19, já faz cinco anos disso! Quem imaginaria que ele, tão novo, trilharia um caminho tão árduo, mas que, no final, ainda seria novo para viver tudo isso?


Dohyon foi alguém que meus olhos pescaram algo nele quatro anos atrás e nem percebi que ele acabou me cativando por conta do seu talento inenarrável e vontade de fazer as coisas acontecerem, mas que sempre quando paro para falar sobre ele, faço isso com toda vontade do mundo também — acho que é porque ele tem esse poder também, de acabar me inspirando, mesmo sendo tão novo!


E por isso convido vocês a também se permitirem conhecer ele em sua nova skin toni rei, já que ele merece todo o reconhecimento do mundo e espero ser dessa vez que ele tenha isso. Que esse novo começo dele seja realmente apenas o começo de uma longa jornada, sua última tentativa, sem mais empecilhos e apenas aprendizados que ele queira de fato viver! 


Separei para esse final algumas curiosidades sobre Toni que eu não poderia deixar de compartilhar e deixo também o link de suas redes sociais para vocês não o perderem de vista. Espero que não o percam!


Curiosidades


  • Dohyon é escorpiano do dia 10 de novembro de 2004;

  • Nam tem um irmão dois anos mais velho, isso é, ele também é o maknae de sua família (só que no contexto familiar, quando se é o mais novo, chamamos de dongsaeng);

  • Por conta de suas várias mudanças de país, e também por ter frequentado uma escola no Japão onde se falava inglês, ele sabe falar não apenas coreano, mas também japonês e inglês (sendo seu inglês mais puxado pro britânico);

  • Ele era viciado em origami quando era criança;

  • Durante seus anos de escola na Coreia, Dohyon estudou na Hanlim Arts School, junto de outros idols como seu colega de BAE173, o Bit, Jungwon do ENHYPEN e Win do MCND, sendo considerados o Hanlim F4 (entre outros idols que também estiveram na mesma classe deles).



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page