top of page

Taemin no Brasil - 02/2025

Atualizado: 6 de mar.

por Daniela Seles


Às vezes, o processo de escrever sobre algo que amamos pode ser difícil, já que um milhão de coisas passam pela nossa mente e o ato de verbalizar tudo o que há dentro de nós parece impossível, pois temos a sensação de que nunca será suficiente. Honestamente, é essa sensação que tenho quando penso na vinda do Taemin para o Brasil. Foram tantos sentimentos que colocá-los em palavras parece não fazer jus a tudo o que aconteceu. Mas, ao mesmo tempo, quero compartilhar todos os bons sentimentos que me enchem toda vez que penso nessa experiência fenomenal que foi vivenciar o show dele no Brasil.


(Foto: Arquivo Pessoal/Daniela Seles)
(Foto: Arquivo Pessoal/Daniela Seles)

A experiência começou lá em novembro de 2024, quando saiu a notícia de que a Ephemeral Gaze Tour iria passar pela América Latina e o Brasil estava incluso na lista. Ali, um turbilhão de sentimentos e pensamentos começou a invadir minha mente e corpo. Já comecei a fazer mil planos, traçar possibilidades e sonhar com esse show, que antes parecia tão distante, se realizando. No dia das vendas dos ingressos, eu estava trabalhando, então tive que pedir ajuda para minhas amigas, e só assim consegui um ingresso. Foi um caos — a demanda era tanta que tudo se esgotou em 20 minutos. Então, Ju, se você ler isso, saiba que sempre serei grata por ter conseguido pegar esse ingresso para mim. Muito obrigada por me ajudar a realizar um sonho. Também sou imensamente grata por todas que me ajudaram, de todos os jeitos possíveis.


Quando me dei conta de que realmente tinha um ingresso para ver o Taemin, fiquei muito tempo em choque porque EU CONSEGUI!!! Caramba! Vou ver o Taemin. VOU VER O TAEMIN NA MINHA FRENTE!!!!!! Depois de ter o ingresso em mãos, fui ajudar uma amiga querida, a Ady, que mora na França, a conseguir o ingresso dela. As vendas de lá foram igualmente caóticas, mas conseguimos. Ainda que cada uma de nós fosse vê-lo em países diferentes, longe da companhia uma da outra, estávamos muito felizes e realizadas. Depois de anos de espera, finalmente chegou nosso momento.


Os dias que antecederam o show dele aqui me deixaram com as emoções à flor da pele. Começamos a acompanhar o show do México e a ansiedade aumentava, já que a próxima parada seria aqui, em solos brasileiros. Um choque — e motivo de colapso — foi quando o Taemin postou no Bubble* que estava saindo do México e vindo para o Brasil. Na foto que ele postou, havia algumas informações sobre o horário que ele chegaria em São Paulo. Muitos fãs começaram a pensar que ele queria ser recepcionado no aeroporto, já que nunca havia postado nada do tipo. Algumas pessoas se organizaram para fazer uma recepção especial para ele. Durante a noite desse dia, quase não consegui dormir, tamanha era a ansiedade. No dia seguinte, acordei cedíssimo e rumei até o aeroporto, que era perto da minha casa. Infelizmente, não conseguimos vê-lo desembarcando e aquilo me deixou bem triste. Não tinha conseguido comprar o ingresso com o send off**, então vê-lo no aeroporto seria a minha única chance de vê-lo mais de perto. A minha semana, que já estava ruim por problemas pessoais, ficou ainda pior, mas tentei me animar para o show.


No dia do show, atravessei a cidade de São Paulo bem cedinho e fui para o local. Fiquei chateada por não ter conseguido ir mais cedo para a fila e com muito medo de não conseguir uma boa visão do show ou passar mal. Como estava sozinha, passei o dia inteiro com pensamentos me atormentando e a ansiedade crescendo. Contudo, conforme o tempo foi passando, fui abandonando o medo e pensando que só de estar no mesmo espaço que ele, a experiência já seria incrível.


(Foto: Arquivo Pessoal/Daniela Seles)
(Foto: Arquivo Pessoal/Daniela Seles)

Antes dos portões abrirem para o setor VIP, houve a passagem de som para os que compraram ingresso VVIP e, mesmo do lado de fora, eu conseguia escutar o Taemin passando algumas músicas. Foi nesse momento que a ficha começou a cair. Olhei ao redor e todos tinham o mesmo olhar de “É real!!”. Até comentei com a menina que estava atrás de mim na fila que estava muito ansiosa e com medo de vomitar de tanta ansiedade. Quando liberaram a entrada, meu coração parecia prestes a explodir.


Quando as primeiras notas de Deja Vu ressoaram no Vibra, parecia que meu coração ia explodir a qualquer momento. O Taemin estava, de fato, se apresentando na minha frente!!!! Em seguida, vieram Guilty e Advice sem nos dar fôlego. Foi emocionante ouvir Sayonara Hitori (Goodbye) com todos cantando a plenos pulmões. IDEA e Heaven também vieram com tudo e foi LINDO ver todo mundo empolgado e vibrando cada vez mais com as músicas. O jogo de luz e as coreografias que seguiram as apresentações eram um complemento de extrema importância para as performances de Taemin, mostrando mais uma vez que ele é Realmente um Artista que pensa em todos os mínimos detalhes para que o show fique completo e incrível.


Os momentos mais íntimos vieram com I’m Crying, Clockwork e Not Over You. Depois, Taemin conversava com a gente, arriscando palavras em português aqui e ali, inclusive, nos chamando de “lindinhos”. Em meio a pausas entre as músicas, ele arriscou cantar alguns trechinhos a capela de algumas músicas, como Soldier e Sexuality. Tentamos puxar para ele cantar Press Your Number, mas não rolou. Quem sabe da próxima vez, né? Também tivemos The Unknown Sea e Blue. Durante todos esses momentos, parecia que a qualquer momento eu ia explodir de tanto amor e admiração por ele. Olhava pro palco meio incrédula que aquilo realmente estava acontecendo. Os meus olhos quase sempre estavam marejados de tanta emoção. Ele entregava cada nota e cada gesto como se estivesse nos dando um pedaço de si mesmo.


(Foto: Arquivo Pessoal/Daniela Seles)
(Foto: Arquivo Pessoal/Daniela Seles)

O terceiro bloco começou com as dançarinas se apresentando individualmente. E uma das coisas mais legais do show foi ver todo mundo vibrando com cada uma delas. Inclusive parecia que elas estavam extremamente felizes com a nossa empolgação. Depois, G.O.A.T, The Rizzness e Sexy In The Air, chegaram e, mais uma vez, fiquei boquiaberta com o show que o Taemin estava dando no palco. E era muito doido ver a diferença  entre o Taemin performático e o Taemin doce e tímido quando parava para conversar. Em um desses momentos, foi muito lindinho ver ele empolgado e cantando a capela Sexy In The Air, com ele imitando o instrumental e tudo, e MOVE, e depois nos perguntando se queríamos WANT, achando que ela começaria, mas começou MOVE


(Foto: Arquivo Pessoal/Daniela Seles)
(Foto: Arquivo Pessoal/Daniela Seles)

Com a sequência de MOVE, WANT, Criminal, Horizon — que estávamos com medo de ser tirada da setlist, mas felizmente não foi —, Danger e Crush eu tive a certeza que o Taemin tinha realmente nascido para estar nos palcos. Ver ele dançando e cantando essas músicas me deixou em êxtase, era como se eu tivesse transcendido tamanho espetáculo que ele estava nos proporcionando. Eu fiquei arrepiada em TODAS as músicas. Ele consegue ser ainda mais incrível pessoalmente e parecia que meus olhos não conseguiam acompanhar seus movimentos. Enfim, ele é realmente o Idol dos Idols, né?


E, antes do final do show chegar, teve um momento super especial: a fanbase brasileira havia preparado um vídeo super emocionante para ele. Inclusive, colocaram no vídeo trechos de momentos da última vez que o Taemin veio ao Brasil e cantou Garota de Ipanema e foi lindo ver ele cantando essa música de novo em solos brasileiros, depois de 11 anos. O vídeo foi emocionante e quando vi que o Taemin estava igualmente emocionado prometendo voltar, chorei mais ainda.


Antes de se despedir da gente, ele cantou Say Less e acredito que essa é definitivamente uma das melhores músicas do mundo e não tinha escolha melhor para finalizar aquela noite. Nesse momento, tinha sido organizado um projeto de colocar papel celofane amarelo nas lanternas dos celulares e fiquei arrepiada olhando como viramos estrelas naquele microcosmo que criamos no Vibra. “Não precisa dizer mais nada ao fim de uma longa jornada, um processo em que encontrei você me sinto mais leve e sinto que posso fazer qualquer coisa”. De fato, depois desse encontro com o Taemin, eu sinto que posso fazer qualquer coisa. A jornada desse show foi linda e, com toda certeza, um dos melhores momentos que eu já vivi em toda a minha vida.


Vendo o Taemin sendo extremamente cuidadoso pedindo para que as pessoas dessem um passo pra trás e nos garantindo que ele daria um passo pra frente, vendo ele se divertindo com o sutiã que jogaram, vendo ele tentando falar em português com a gente, vendo ele fazendo questão de tentar olhar para cada uma das pessoas que estava no Vibra durante Say Less, vendo ele entregando performances incríveis e arrepiantes, eu tive ainda mais certeza de que sou fã de uma pessoa maravilhosa, extremamente amorosa e um artista completo. Esse show foi uma jornada de pertencimento, amor e gratidão.


(Foto: Arquivo Pessoal/Daniela Seles)
(Foto: Arquivo Pessoal/Daniela Seles)

E é por isso que sempre vou defender que devemos nos permitir ter esses momentos. São momentos assim que nos fazem felizes e nos dão um senso de pertencimento, de reciprocidade e nos fazem querer continuar. Realmente dá uma sensação de alívio poder nos encontrar em espaços assim e compartilhar o amor e generosidade com alguém tão especial quanto o Taemin. Então, Lee Taemin, muito obrigada por existir e ser alguém com tanto amor no coração e dividir todo esse amor comigo, obrigada por fazer eu me sentir pertencente e menos sozinha nesse universo gigante. Obrigada por ser um artista completo e por dividir sua genialidade conosco. Não esqueci sua promessa, viu? Estou te esperando de volta aqui no Brasil.


*Bubble: é um aplicativo que permite a interação entre fãs e ídolos do K-pop. Ele funciona como um chat em grupo, onde os fãs podem enviar mensagens diretas para os artistas. 


**Send-off: é um evento de despedida dos artistas de K-Pop após um show.

コメント


bottom of page