top of page

Recomendados do Mês - Maio de 2024

Realmente não tem existido um mês que parece que não foi um ano inteiro dentro dele recentemente, né? Por aqui é tanta coisa rolando que passa quinze dias do começo de um e já estamos nos perguntando 'não vai acabar?' e ficamos nisso até ele de fato finalizar! Mas aí já foram tantas coisas que ouvimos e assistimos que nem sabemos distinguir o que nos pegou ou não. E até que a lista desse mês foi boa, viu? Temos &TEAM, ENHYPEN, KINO, Boys Be Brave...


Vem com a gente ficar por dentro do que não saiu da nossa cabeça logo!


五月雨 (SAMIDARE), &TEAM

Indicado por Tham Sanchis



Num constante fascínio por tudo que o &TEAM coloca no mundo, acabo não conseguindo deixar de falar deles aqui nem quando eles vêm com apenas um single até porque a sutileza utilizada aqui toca num lugar muito particular para mim de renovação de estações e mudanças que apenas acontecem quando há algum movimento vindo de nossa parte ou até mesmo do coletivo. Ter a sensibilidade aflorada às vezes tem seu valor!


A palavra japonesa 五月雨 (lê-se samidare), que dá nome à faixa-título e ao single álbum, significa exatamente o momento que se vive lá no hemisfério norte quando se trata de estações. Não, não é primavera! É chuva de maio. Aquela típica chuva que vem para refrescar porque o calor já predominou por muito tempo. E a gente entende logo esse conceito quando vê o MV dela.


Talvez um pouco ligado demais a lore do grupo, isso é, um Webtoon chamado DARK MOON: THE GREY CITY que traz a história do grupo de 9 integrantes, mas na forma de lobos, vemos como eles lidaram com o luto quando o que liderava sua alcateia se foi – fica bem explícito no primeiro take isso, não é um spoiler! Bom lembrar também que a história que eles representam não tem nenhum compromisso com a realidade, enquanto os personagens são algo, os integrantes do grupo são outro. Todavia, voltando ao início, o calor do momento é a briga entre eles, que é um tópico recorrente, onde isso se torna um mecanismo de enfrentamento da realidade, e quando eles voltam a si, é como se o frescor da estação, a chuva, batesse em suas peles. Aqui, as flores caindo levemente no último take junto das gotas de chuva têm o mesmo significado, quase como um "deixe cair, vai ficar tudo bem, pra crescer é preciso doer".


E a gente vê isso também na segunda música do single, Scar to Scar, já que aqui temos o motto deles: Learn from the pain. Nessa canção, fica ainda mais óbvia essa característica deles brigarem porque esse o jeito deles viverem, eles meio que foram programados para isso mesmo – uma boa metáfora para a vida, aliás, precisamos vivê-la às vezes no modo radical para que as melhores mudanças e deslanches aconteçam nela.


Esse turbilhão de sentimentos que são transmitidos numa calmaria também são vistos em 君にカエル (Maybe), pré-single do álbum. Aqui já vemos esse tipo de situação numa relação amorosa, mas que a pessoa amada continua com ela mesmo que brigas aconteçam.


Chego a conclusão que as vozes desses queridos transmitem tanta coisa que fazem sentimentos transbordar em mim se tornando lágrimas de tão boas que são. E espero que isso chegue à vocês também quando forem ouvir essas três músicas! São poucas, mas possuem um grande significado.



MEMORABILIA, ENHYPEN

Indicado por Tham Sanchis



Sabemos que quando um grupo tem uma boa lore daquelas bem amarradinhas, que dão gosto de consumir e fazem a gente ir madrugadas a dentro procurando por todas as suas conexões –, é impossível não ter um pouquinho de curiosidade pelo que eles interpretam nesse conceito. No caso do ENHYPEN, a curiosidade extrapolou muitos níveis e fez muito sucesso com o também webtoon deles, DARK MOON: THE BLOOD ALTAR – sim, de universo compartilhado com o &TEAM!


As famosas OST's (Original Sound Tracks) também chegaram nesse mundinho e eles já tinham lançado em 2022 a primeira, One In a Billion, e uma segunda, Criminal Love, ano passado, ambas possuindo até coreografias que, modéstia a parte, são incríveis. Mas o que achávamos que seria apenas singles especiais, se tornou num álbum especial de apenas OST's para o webtoon deles! Agora com 4 músicas novinhas, o álbum MEMORABILIA saiu no começo do mês e foi uma das coisas que mais esteve em minha cabeça desde então.


A faixa-título dele, Fatal Trouble, possui um MV com seus personagens em webtoon bem simples, mas que faz aquele fio, que vamos amarrando com as informações, ficar ainda mais bem definido: podemos descobrir em que época eles estão de acordo com o que acontece através da janela do trem que nele passa. Fica ainda mais legal se você já viu outros MV's do ENHYPEN... As referências são o máximo!


Temos b-side também, claro! E de unit, sendo a primeira vez que o grupo faz isso acontecer: em Teeth temos Heeseung, Sunoo, Jungwon e Ni-ki cantando sobre como é ser vampiro – e a música faz a gente se sentir bêbada de euforia junto deles! – e em Lucifer, Sunghoon, Jake e Jay trazem uma vibe mais sensual, porém dizendo como foi serem deixados sozinhos pelo amor de suas vidas... Que, na história, tem nome! Sooha é a personagem que personifica as Engenes, fãs do grupo na realidade.


O especial album é terminado com Scream, uma música quase que de créditos que passa a mensagem de que eles não vão mais se esconder, vão enfim se jogar nesse mundo que um dia já julgou tanto eles – ai ai, são tantas referências... Isso eles cantam desde o dia um! Literalmente!


Em suma, só digo mais uma coisa: toma cuidado quando escutar esse álbum porque ele é hipnótico! Uma vez que você o escuta, é difícil não querer o tocar mil vezes. Daí você vai querer ir atrás da história, dos MV's, do ENHYPEN... E quando vai ver... PUFT! Eles já te transformaram em Engene ;)



IF THIS IS LOVE, I WANT A REFUND, KINO

Indicado por Tham Sanchis



Parece que esse mês de maio na Coreia foi cheio de lançamentos para lá de viciantes! E eu, obviamente, viciei em diversos deles e preciso falar de todos aqui... Dessa vez não consegui escolher apenas um ou dois, então vamos pro terceiro da minha lista, que é, nada mais, nada menos, o debut álbum de um dos meu dançarinos favoritos.


KINO é seu nome de palco, mas ele também atende por Kang Hyunggu e atinge o coração de todo mundo com seu álbum pós coração partido. If this is love, I want a refund foi lançado no dia 2 desse mês, mas teve alguns singles antes, fazendo KINO trabalhar desde janeiro, que foi quando Fashion Style, o primeiro single dele, veio ao mundo. Quase que numa progressão de um amor simples para o pós fim de romance, nessa música em questão ele ainda pede para que a amada não seja uma super modelo como Barbara Palvin, Cara Delevigne, entre outras, ele gosta dela como ela é. Na canção, também ouvimos algumas samples conhecidas e percebemos, desde já, a clara inspiração que ele tem no pop melancólico americano.


Provando que gosta desse estilo, Kang também cita um lugar americano Los Angeles – no seu segundo single, Freaky Love, música essa que conta sobre aqueles relacionamentos platônicos que vivemos quando vemos uma pessoa na rua e nos apaixonamos momentaneamente por ela. Beeem delulu! Talvez foi assim que ele superou esse relacionamento perdido que ele cita nas outras músicas do álbum.


Broke My Heart (feat. Lay Bankz) é a canção que estampa o álbum e ajuda a gente a xingar aquela pessoa que um dia partiu nosso coração. Divertida e dançante, ela nos convida para extravasar e faz até uma referência a Kill This Love do girl group BLACKPINK durante ela. Em Solo, uma das suas b-sides, ele canta sobre deixar esse amor ir e como isso era o melhor pros dois, desejando que a pessoa viva bem e que ele já está muito melhor sozinho também. Mas é em Valentine que vemos KINO voltando pro coreano – ele passa todas as músicas cantando em inglês – e pedindo para que eles tentem de novo apenas por um dia, buscando aquele sentimento que o casal um dia costumava ter um pelo outro.


No fim, a gente quase dá o reembolso (refund) mesmo para Hyunggu por ter tido um amor – ou criatividade? – tão doloroso assim que faz a gente sentir tudo junto dele! Apesar de ser um álbum de clara comemoração pelo fim do relacionamento que já não estava dando certo, é impossível não se compadecer com ele e todo o sentimento colocado ali. Enquanto pedimos para que seus próximos romances sejam mais calmos, também escutamos em looping esse super debut album que ele trouxe ao mundo com todo seu talento.


Onde você pode escutar ele também? No seu grupo de K-Pop PENTAGON! Corre lá para escutar seu debut, mas não deixa de conferir o que ele vem fazendo há quase 8 anos de estrada em grupo! Aposto que não vai se arrepender.



BOYS BE BRAVE (2024)

Indicado por Ju Defávari



Às vezes, no meio do caos e correria do dia a dia, a gente precisa encontrar um lugarzinho de escape e conforto, né?! E já fazia um bom tempo que eu não encontrava algum conteúdo pra me deixar de coração tão quentinho como Boys Be Brave deixou.


O BL coreano, que estreou no fim de abril e terminou no meio de maio, conta a história de Kim Jinwoo, um QUERIDO que possui sentimentos mistos por Jung Kisub, outro querido meio caótico que acredita não conseguir se apaixonar por ninguém. Apesar de nutrir sentimentos pelo colega, Jinwoo tenta se enganar dizendo que Kisub não é seu tipo. O problema é que Kisub sabe que Jinwoo gosta dele e usa isso a seu favor para conseguir um quarto para ficar, por um tempo.


O plot bobinho já tinha me pegado pelo clichê e romance leve, mas a delicadeza com que alguns tópicos mais tocantes foram abordados me fez sentir um abraço apertado lá de longe!


MAS tudo isso poderia valer de nada se não fosse a atuação dos leads Kim Sunghyun e Nam Sian. Eu quase quis acreditar que era uma história sobre eles e eles estavam apenas sendo eles mesmos! Simplesmente a química de milhões. Eu como grande fã de ~~zoinhos e ~~sorrisinhas, fiquei completamente em estado de hihihihi vendo os dois dando um show de fondness, delicadezas e claro, atazanamentos.


Se estiver procurando alguma coisinha pra passar o tempo de forma leve e com um sentimento gostoso no coração, Boys Be Brave é o candidato perfeito pra essa sensação de lar e conforto! E só para puxar mais uma sardinha aqui, consigo contar nos dedos de uma mão as séries, dramas e BL's que já vi mais de uma vez. Boys Be Brave com Sunghyun falando em pequetuxo language e Sian com seu cabelinho de permanente e sorrisinho de bocó me deixaram tão maluca que quando terminei, fiquei com tanta saudade deles que em menos de uma semana estava maratonando tudinho de novo.


Enfim, poderia me estender por horas sobre esse achadinho, mas acho que já falei o suficiente. Para sentir esse abracinho querido, o jeito é dar play!


E vocês? O que escutaram e assistiram que dominou suas mentes nesse último mês? Conta pra gente!



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page