Recheado de grupos e solistas de diversas épocas do K-Pop, nossas recomendações do mês estão, modéstia à parte, de tirar todo mundo do chão! Seja dançando, pulando ou, metaforicamente, te deixando nas nuvens, eu, se fosse vocês, não deixaria de conferir! E, claro, depois contem para gente o que acharam, hein? ;)
CASSETTE, DEMIAN
Indicado por Bruna Sassi
(Foto: DEMIAN Youtube)
A primeira vez que escutei Cassette foi em meados de 2020 e ainda me lembro da sensação boa que foi conhecer essa música: o início suave como se viesse de dentro de um sonho, me convidando para ficar. Um refrão com batidas e melodia que, desde a primeira vez que se escuta, não saem da cabeça e ainda deixam no ambiente uma atmosfera retrô e nostálgica. E a voz do cantor Demian combinando perfeitamente com o estilo de Cassette.
O single foi lançado em 11 de março de 2020 e marcou o debut do cantor, que o considera uma das músicas mais importantes para ele. Logo após, Demian ganhou fãs ao redor do mundo e lançou outras cinco músicas entre 2020 e 2022 - KARMA, Yes, One more night, LOVE% e Basement Boy – todas tão boas quanto Cassette, mostrando um pouco mais do estilo do cantor.
A letra, escrita pelo próprio Demian, é como uma confissão gravada em uma fita cassete, onde o protagonista conta que ainda revive as lembranças de um relacionamento, pois a pessoa desistiu rápido demais dessas memórias. Uma curiosidade: a cor que representa os De: Light - nome dos fãs do Demian - foi escolhida a partir da letra dessa música, mas para saber você vai precisar escutar Cassette!
YOUTH IN THE SHADE, ZEROBASEONE
Indicado por Tham Sanchis
(Foto: WAKEONE)
Nascido do reality survival Boys Planet, o grupo masculino ZEROBASEONE teve seu debut ansiosamente esperado por toda comunidade K-Popper pro começo desse mês de julho e não decepcionou! Seu primeiro álbum Youth in the Shade é um dos maiores lançamentos do ano e estremeceu o chão da Coreia.
Com uma vibe retrô meio anos 80 - tendo até mesmo Take On Me da banda de rock a-ha como sample para sua música título do álbum, In Bloom - junto com a sensação de ler um livro coming of age numa só ouvida, ele nos entrega um frescor que podemos dizer que o K-pop estava precisando e merecendo. Além do MV incrível que temos para essa faixa-título, com seus vocais fascinantes, temos outra música que tem uma pegada e coreografia também inspirada em outra banda da época citada: New Kidz on the Block que nela mesma cita o grupo referenciado!
O frescor que cito vem de músicas como And I, Our Season e Always, essa última sendo uma música solo do center do grupo que foi definido por quem ficou em primeiro lugar no reality: o jovem Zhang Hao de apenas 22 anos mostra que seu vocal não apenas é potente como também encanta a todos com o mesmo - e também com sua dança, que foi o que me conquistou!
O mini álbum ainda possui uma música intro chamada Back to ZEROBASE que traz aquela sensação que álbuns que possuem isso também sempre transmitem: que esse é apenas o início de uma grande jornada para eles!
Apesar de ser um grupo temporário, fica óbvio que o ZB1 já tem uma carreira imensa pela frente e vão marcar demais essa 5ª geração. Perder a oportunidade de escutar os mais novos queridinhos do ano é um tiro no pé, hein?
O, YUJU
Indicado por Thainá M.
(Foto: Divulgação)
Enquanto tentava usar minhas férias para colocar os comebacks em dia, o segundo EP de YUJU — ex-main vocal do grupo GFRIEND — me acompanhou todos os dias e atuou como trilha sonora perfeita para o clima mais desacelerado deste mês. O, lançado em 07 de março de 2023, contém cinco belíssimas faixas inéditas, onde a cantora — uma liricista muito talentosa e sensível — participou da escrita de todas, além de colaborar com o rapper e produtor Sokodomo em uma das canções.
9 Years — minha favorita disparada, provavelmente por sua simplicidade melódica —, abre o mini álbum com o som confortável de violões enquanto a voz de YUJU parece flutuar entre as notas para cantar sobre um amor que se esticou no tempo e não deu certo no passado, mas que encontra novas possibilidades no presente. Without U, a faixa-título, é sem dúvida o ápice de O, tem um instrumental lindíssimo e fala sobre tentar ficar bem sem a pessoa amada. Seu MV, igualmente belo, traz cenas cotidianas onde a cantora atua suas tentativas de ficar bem nos espaços que antes dividia com quem ela ainda ama. A combinação de música e vídeo em Without U é perfeita e muito bonita de se ver, como tudo que YUJU traz. Em Dreaming, encontramos a descrição de um sentimento mais angustiante, presente em momentos confusos onde a realidade mais parece estar presa em um sonho ruim. Peach Blossom — que conta com a participação do rapper Sokodomo — e Full Circle fecham o EP com melodias mais animadas e letras com diferentes vieses sobre o amor, que atravessa todas as canções.
O é uma excelente companhia em forma de música. Desacelerado, belo, confortável e que traz na simbiose entre letras e melodias uma espécie de conversa franca sobre nossas diferentes formas de lidar com o amor ou com a perda dele. YUJU mais uma vez acertou completamente meu coração, e espero que possa acompanhar bem mais pessoas por aí.
I’M ON IT!, ICHILLIN’
Indicado por Thainá M.
(Foto: KM Entertainment)
Gosto de acompanhar, da melhor forma que consigo, os grupos que vão debutando, para então escolher aqueles que vou apoiar no futuro. Entre os debuts de 2021, ICHILLIN’ foi um dos girl groups que mais chamou a minha atenção e entrou para a listinha especial de grupos que sei que preciso conferir sempre que lançam algo novo. I’M ON IT! é seu segundo EP e foi lançado no último dia 19 de julho, contando com cinco faixas que deveriam estar nas playlists de todo mundo que adora um pop chiclete de qualidade.
Summer on, we’re gonna kick start!
Esse trecho da faixa-título, Kick-Start, já deixa explícito que ela é uma canção de verão bem típica e ganhou um MV colorido e animado, com coreografia refrescante e divertida. As meninas são muito talentosas e vê-las dançar é um bônus. MEME e Draw têm mais elementos de hip-hop e são bem enérgicas, impossível ouvi-las só uma vez. Alarm e SIREN fecham o EP, mas já tinham sido lançadas como singles em março e maio respectivamente, ganhando MVs também. Alarm é minha favorita, pop perfection total!
ICHILLIN’ ainda é um grupo rookie procurando seu espaço em meio a avalanches constantes de lançamentos, mas que definitivamente merece um espacinho nas playlists de vocês. Aproveitem que a discografia das princesas ainda não é muito longa e em uma tarde só é possível conhecer todos os hinos que elas já colocaram no mundo. Se eu fosse vocês, não perderia tempo!
Veja os MVs de Alarm, SIREN e Kick-Start!
GET UP, NEWJEANS
Indicado por Daniela Seles
(Foto: Divulgação)
Quem acompanha o mundinho do K-Pop certamente já ouviu falar em um girl group chamado NewJeans, ou pelo menos já esbarrou nas redes sociais com alguma música viral do grupo. O fenômeno NewJeans é um girl group criado pela ADOR, uma empresa subsidiária da Hybe Corporation. O grupo teve seu debut em meados do segundo semestre de 2022, sendo Attention o single de estreia dele.
Desde o seu surgimento, NewJeans vem rompendo com diversas barreiras, acumulando vários prêmios e recordes e, além disso, o grupo vem conquistando cada vez mais fãs por onde passam. Nesse sentido, é possível dizer que NewJeans está fazendo um papel como Norvana fazia: está unindo todas as tribos, uma vez que elas conquistam cada vez mais gente de fora do nicho de K-Pop, estourando a bolha e atraindo cada vez mais pessoas para o mundinho do pop sul-coreano.
O grupo composto por Minji, Hanni, Danielle, Haerin e Hyein lançou, no dia 21 de julho, o seu segundo EP intitulado Get Up. O EP do grupo traz, novamente, elementos noventistas espalhados na sonoridade de suas músicas, em suas estéticas e em seus MVs, como elementos da animação As Meninas Superpoderosas. O EP conta com 6 faixas distribuídas por 12 minutos, sendo elas New Jeans, Super Shy, ETA, Cool With You, Get Up e ASAP.
E, apesar do recente lançamento do EP, NewJeans já provou, mais uma vez, a sua potência e já possui grandes sucessos virais como Super Shy, que virou challenge no TikTok. Entretanto, todas as músicas do EP são hits em potencial e vale muito a pena tirar 12 minutinhos e conferir esse trabalho impecável que as meninas acabaram de lançar.
Comments