por Ju Defávari
Quem acompanha o blog há um tempinho já deve ter percebido que por aqui também temos nossa parcelinha de entusiastas de reality, survival e variety shows! Assim como em 2023, vim aqui falar sobre os programinhas que me deixaram meio obcecada ao longo do ano — com direito a segunda temporada de A Batalha dos 100, Road to Kingdom e Vilarejo do Amor — e, como sempre, panfletar meus queridos!
AMOR COMO UM ROMANCE COREANO (2023) + SOLTEIROS, ILHADOS E DESESPERADOS (2023)
Como mencionado no One By One de realities de 2023, esse ano começou com Amor Como Um Romance Coreano e a terceira temporada de Solteiros, Ilhados e Desesperados já em andamento, nos rendendo boas ~~farofinhas cheias de frufru, fofoca e barraco, logo no início de 2024!
1. BUILD UP
Se em 2023 eu já tinha a mania de dar play nas coisas por ter alguém do meu interesse, acho que piorei em 2024. Foi preciso UM tweet dando a entender que Lee Donghun (A.C.E) e Bitsaeon (M.O.N.T) estariam participando do novo survival da Mnet pra eu já anotar num post-it colado em algum canto da minha mente que eu tinha um novo compromisso semanal com minha mãe e o fansub mais próximo!
Apelidado — de novo — carinhosamente por mim de "Rinha de Gogó", o Build Up foi um survival focado em debutar um grupo de quatro vocalistas ~~cantores que cantam. E foi bem ali que eu comecei minha campanha concorrendo a "Mãe Do Ano". A cada performance, eu fazia uma nota mental de um novo rostinho — e seu gogó — que havia chamado minha atenção.
Com uma listinha de stages que deixam qualquer um arrepiado da cabeça aos pés, Build Up trouxe muitos sentimentos mistos — a gente sabe como a Mnet gosta de humilhar idol —, mas também todo um universo de artistas independentes e grupos talentosíssimos escondidos por aí!
No fim, o survival nos entregou muito talento, dezenas de adotados, assunto pra muita conversa no nosso Odecast e o debut do grupo B.D.U composto por Bitsaeon (M.O.N.T), Seunghun (CIX), Jay Chang (ONE PACT) e Kim Minseo.
PS: Um beijo pro Donghun que mudou vidas com 가지마 가지마 (Don't Go Don't Go)!
2. A BATALHA DOS 100 - SEGUNDA TEMPORADA
Quando a farofa é boa a gente sempre comemora uma segunda temporada e 2024 foi o momento de festejar o lançamento da segunda temporada de minha "Rinha de Marombas", A Batalha dos 100 (Physical 100).
No mesmo esqueminha da primeira temporada, 100 atletas — profissionais ou não — se submeteram a uma variedade de provas a fim de testar sua força e resistência, em busca de se consagrar o melhor físico da Coreia do Sul.
Apesar de saber que eu aproveitaria essa temporada de qualquer forma, tive a grata surpresa de não encontrar "mais do mesmo" e poder curtir 9 episódios em uma versão mais carismática e mais emocionante — fazendo até a gente passar um pouquinho mais de raiva.
Entre os participantes — que parecem ter sido escolhidos a dedo para criar dinâmicas que deixariam a gente na pontinha do sofá torcendo a favor e contra times e competidores — tivemos novamente atletas e praticantes de exercícios físicos de todos os tipos, mas a cereja do bolo foi meu queridinho Lee Jangjun (Golden Child) no elenco dessa temporada. Se alguém aqui ouviu nosso Odecast sobre a "Rinha de Marombas", sabe muito bem as opiniões e emoções que senti com esse solzinho dando o ar da graça por lá!
Sem me estender mais por aqui, pois já falei bastante sobre a segunda temporada de A Batalha dos 100 e sobre Jangjun lá no nosso podcast, fica aqui a recomendação desse entretenimento bobo e despretensioso, além da torcida pra uma terceira temporada melhor ainda!
3. MAKEMATE1
Não sei se fui eu quem caí nesse buraco ou se 2024 foi realmente um ano agitado para o mundinho dos survivals. Ainda tentando superar todos os filhos que adotei no Build Up, trombei com a informação da produção de um outro reality com o intuito de lançar um boy group. Dessa vez o MC seria o idoso mais jovem da 3ª geração, Xiumin, do EXO. Pronto, a armadilha estava pronta e eu caí com gosto.
MAKEMATE1 foi meu primeiro survival desses de grande escala, milhões de trainees competindo individualmente por uma vaga no grupo final, com direito a mentoria, música tema e uniformezinho. Antes de me aventurar nesse mundinho — culpa do Xiumin —, nunca achei que teria paciência para acompanhar algum survival nessa dinâmica, mesmo sendo muito fã de realities. Ai, a inocência... A ignorância às vezes é realmente uma benção, né?!
Claro que com esse estilo de programa não dá pra ser inteiramente feliz. É realmente uma aventura torcer muito por alguém que não recebe o reconhecimento que merece, ser obrigada a ver alguém seguindo em frente apenas por ser "fofinho" ou ver seus trainees preferidos não debutando.
Mas, no fim, nada supera o sentimento de ver jovens realizando seus sonhos e poder torcer para o sucesso e felicidade de queridos que tanto merecem ter seus talentos reconhecidos e apreciados!
Na final do MAKEMATE1, os trainees Gihyeon, Junpyo, Hyunjun, Yuseop, Lin, Bing Fan e Miraku foram escolhidos para formar o grupo NouerA, que irá debutar no início de 2025.
A boa notícia é que o grupo já está dando o ar da graça e soltando contentzinho antes do debut, começando por esse teaser que deixou um gostinho de que algo está por vir!
O que será que eles estão planejando?!
Sigam os NouerA no Instagram e o no X (Twitter) para poder acompanhar os primeiros e próximos passos desses pequetuxos!
4. THE BOYFRIEND
O que é uma listinha de realities se não tivermos uma dose de namorico? Em 2024, a Netflix lançou seu primeiro programa de namoro japonês. E pra estreia ser mais significativa ainda, The Boyfriend é o primeiro reality de namoro entre pessoas do mesmo sexo do Japão!
Durante um mês, 9 homens vivem juntos e se revezam em duplas para trabalhar em um café móvel, em Tateyama, no Japão. A receita perfeita pra muita fofoca, chororô e barraco!
O diferencial de The Boyfriend, em minha opinião, foi o elenco. A dinâmica proporcionada pela produção ficou ainda mais interessante e gostosa de acompanhar tendo esses nove xuxuzinhos para acompanharmos. Impossível não se identificar com um dos vários tipos de personalidades e maneiras de encarar o Romance™ colocados ali. O período de um mês na mesma casa permite que os participantes interajam e se conheçam de forma mais profunda por ter de lidar com a convivência do dia a dia de forma mais real e orgânica.
Os laços e trocas criados sob o mesmo teto foram alguns de meus preferidos em todos os programas de namoro que já vi. Além da óbvia torcida e empolgação por ver os casais se formando e os queridinhos se apaixonando, era muito gostoso acompanhar os momentinhos adoráveis entre os participantes, que desenvolveram um respeito enorme uns pelos outros e estavam sempre se ajudando e se apoiando.
Ainda não sabemos se a Netflix planeja trazer mais uma dose de todo esse afeto ano que vem. Mas não custa nada torcer! Que em 2025 tenha mais amor fora da ficção e dentro das telinhas pra acalentar nosso coração!
5. CULINARY CLASS WARS
E o vazio que 2023 deixou em meu peito ao não me entregar nenhumzinho reality de gastronomia, foi preenchido no segundo semestre de 2024 com Culinary Class Wars, da Netflix.
Um prato cheio — rs — para quem é ou já foi fã de programas como MasterChef e Bake Off, Culinary Class Wars reúne todos os detalhezinhos que fazem realities de culinária ser alguns dos mais empolgantes e populares desse mundinho!
Criando uma rinha de ego — uau, quem diria?! —, o programa trouxe 20 chefs renomados mundialmente, classificados como colheres brancas, para competir contra os colheres pretas, que são chefs que ainda não tiveram seus nomes reconhecidos na indústria da gastronomia e turismo.
Com diversas provas que instigam criatividade, técnica, habilidade, trabalho em grupo, estratégia e resistência, Culinary Class Wars contém 12 intensos episódios, cheios de ganchos e emoções.
No meio de tanta criatividade e talento, é difícil não sair inspirada a se aventurar mais nesse mundinho!
PS: Boatos que tem uns lixosos entre os participantes, então melhor não se apegar a ninguém, sujeito a decepção.
6. ROAD TO KINGDOM: ACE OF ACE
E como se não bastasse o Build Up, a Mnet também quis oferecer tortura psicológica e humilhar idol na segunda edição de Road to Kingdom.
Quem já está no K-Pop há um tempinho, já deve conhecer a máfia do Queendom, Road to Kingdom e Kingdom: Legendary War. Desafiando o potencial de grupos K-Pop, a franquia se propõe a encontrar os verdadeiros reis e rainhas dos stages na indústria.
O programa Road to Kingdom que tem como objetivo selecionar um dos participantes para próxima fase dessa jornada, o Kingdom, teve em sua segunda temporada os grupos 8TURN, CRAVITY, ONEUS, TEMPEST, The CrewOne, TNX e YOUNITE. Com Taemin (SHINee) apresentando o programa, essa edição introduziu um novo conceito, o ACE OF ACE. Além do já esperado das performances em grupo, dessa vez, em cada etapa, um Ace de cada grupo deveria ser escolhido para se destacar no stages, na tentativa de conseguir pontos e benefícios para sua equipe.
Minha parte preferida dessa farofinha, é ter a oportunidade de ver nossos grupos favoritos saindo de suas caixinhas e explorando seu potencial e criatividade para se reinventar no palco e surpreender a todos! Além disso, é sempre uma gracinha ver membros de grupos diferentes interagindo e fazendo amizade!
No meio de tudo isso, claro que adotei um pequetuxo ou outro como o DEY do YOUNITE! Além de ter caído nas graças do CRAVITY, após conhecer um pouquinho mais deles (um beijo pra Tham que sempre tem as melhores familinhas!).
Agora nos resta aguardar a próxima temporada da continuação desse mundinho, o Kingdom. Ainda sem previsão ou informações, nada nos impede de já especular: será que o conceito Ace of Ace será mantido? E quais serão os grupos participantes?
Ainda bem que a gente tem bastante performance de todos esses xuxus pra curtir enquanto não sai nenhuma informação! E fica aqui a minha preferida da temporada, dos meus oitinhos, o 8turn, performando uma versão lindíssima de Love Dive, do IVE!
7. DODGEBALL OF THE GYM RATS
Esse item da lista é meio café-com-leite, não sei se pode ser mesmo considerado um reality ou variety show, mas não pude deixar de recomendar essa farofinha!
Dodgeball of the Gym Rats ou Queimada dos Ratos de Academia em sua tradução — surpreendentemente — literal é um programa de 3 episódios lançados no YouTube e organizado por Yun Sungbin, um dos participantes da primeira temporada de A Batalha dos 100 (Physical 100).
A patacoada consiste em um jogo de queimada entre quatro equipes, cada uma delas com um ex participante das temporadas de A Batalha dos 100, EXCETO o grupo azarão composto por DK (iKON), Seungwoo (VICTON), Serim (Cravity), Jihoon (TREASURE) e Joochan (Golden Child) que foi lá para vingar nosso querido Jangjun do mesmo grupo, já que o bichinho foi injustiçado na segunda temporada da Rinha de Maromba.
Infelizmente são poucos episódios, mas o suficiente pra fazer a gente feliz com amadinhos do K-Pop e de bônus um monte de himbo fazendo o que fazem de melhor, ser bocó.
8. VILAREJO DO AMOR
Em 2023 começamos com Vilarejo do Amor (Love Village), já em 2024 estamos terminando o ano com a segunda temporada do reality! Seguindo o mesmo esquema e dinâmica, temos um novo elenco que, depois de seus 35 anos, procuram uma companhia para o futuro.
Confira a segunda temporada de Vilarejo do Amor na Netflix!
EM ANDAMENTO
PROJECT 7 + STARLIGHT BOYS + UNIVERSE LEAGUE
Além de amor na Netflix, temos mais uma rinha de trainee. Os survivals Project 7, Starlight Boys e Universe League estrearam nesse finzinho de 2024, nos trazendo a promessa de três novos grupos masculinos para o próximo ano. E pra variar todo mundo já está adotando seus queridinhos! Eu pelo menos estou hihihi!
Com um ano cheio de coisa fica até difícil sustentar a skin rata de realities, mas com muita calma a gente vai fazendo um esforcinho pra consumir essas doses de dopamina que só um bom reality show, seja de romance ou competição, pode nos dar!
E vocês? Acompanharam alguma coisinha que não apareceu na lista? Já estão ansiosos para os lançamentos do ano que vem? Estão assistindo algum dos realities em andamento?
Vem fofocar com a gente no Twitter!
Comments