top of page

Reality Shows de 2023

Atualizado: 11 de nov.

por Ju Defávari


Muito se diz sobre a febre dos K-dramas e Doramas, mas falta representatividade pra nós, que somos doidinhas por um reality show. Não me levem a mal, eu amo uma boa ficção, mas, poxa vida, como é bom se deparar com uma patacoada da vida real. Sentir vergonha alheia por pessoas de verdade, que se colocam em situações absurdas. Se apegar e torcer por algum participante como se ele fosse seu melhor amigo, mesmo você tendo assistido a apenas um episódio do programa.


Eu sou do time que se apega muito rápido quando começa assistir a alguma coisa nova. E isso não é diferente com reality shows. Eu choro com os participantes, xingo os desqueridos que estão atrapalhando meus favs, sigo todo mundo nas redes sociais e passo semanas pensando que eu poderia fazer melhor - rs. Desse jeitinho bem ablublé e nesse clima de fim de ano e retrospectiva, a gente trouxe uma listinha de realities coreanos e japoneses que foram lançados em 2023 e me arrancaram lágrimas, gargalhadas e murros nas almofadas. 


1. VILAREJO DO AMOR (2023)


Não é novidade pra ninguém que os realities de namoro, ao redor de todo o mundo, são os que mais fazem sucesso. Não são necessárias provas mirabolantes ou um grande prêmio em dinheiro. A promessa de (talvez) ver um amor florescer diante de nossos olhos é o suficiente para cativar uma nação de românticos e farofeiros! E foi assim que caí nas graças do reality show japonês, Vilarejo do Amor (Love Village)!


Com uma premissa bem simples - solteiros e solteiras passam um período em uma casa de campo, em reforma, em busca de conexões, amor e um parceiro pra vida -, Vilarejo do Amor aposta em uma abordagem mais madura, em que os participantes do reality tem a partir de 35 anos e levam sério a busca por aquela pessoa que pode vir a ser sua companhia pro resto da vida.


O programa tira proveito da simplicidade das interações cotidianas de forma muito singela e sincera. Os participantes - com seus quase 40, 50 e 60 anos - passam os dias reformando a casa de campo e compartilhando, além de histórias e vivências, um olhar mais objetivo sobre o que é necessário em um relacionamento e o tipo de pessoa que você quer ao seu lado dali pra frente.


Nenhuma objetividade em questão impediu uma Jude (e os comentaristas) de chorar quase todo episódio com as histórias dos participantes, com os sentimentos sinceros que alguns deles despejam diante das câmeras e com os atos de coragem a que eles se permitem. Vilarejo do Amor é sobre a Vida com “V” maiúsculo. Sobre como cada detalhezinho de sua vida te leva onde você está hoje. Um prato cheio pra quem quer se divertir (o reality é lindo mas não deixa de ser uma ~~farofa), se emocionar e de brinde refletir um pouquinho sobre nossa relação com o ato de amar.



2. FINALMENTE ADULTOS (2023)


E como não há idade para se apaixonar, a Netflix quis brincar com a juventude também. Após o sucesso de Solteiros, Ilhados e Desesperados (Single’s Inferno) e essa abordagem mais adulta em Vilarejo do Amor, a plataforma de stream elaborou um outro cenário para incentivar o romance! Dessa vez com jovens coreanos de 19 anos, prestes a se tornar adultos e completar 20 anos de idade.


O pulo do gato em Finalmente Adultos (19 to 20) se encontra nas “regras” apresentadas aos participantes, logo no começo do reality. Na primeira fase do programa, a produção simula um ambiente escolar e a principal regra é: “É proibido namorar”. Eles sabem exatamente o que estão fazendo ao mexer com a cachola dos queridos que toparam a jornada. Com aquele gostinho de “proibido é mais gostoso”, eles começam a demonstrar curiosidade e interesse pelos ~~colegas de sala e, na virada do ano, ao comemorarem os 20 anos de idade e a mudança de cenário - a Casa Dos 20 -, os dez jovens são informados que, a partir de agora, podem namorar.


Finalmente Adultos tem aquele cheirinho de vergonha alheia ao ver “jovem fazendo jovenzisse”, mas ao mesmo tempo faz um carinho no coração com o brilho no olhar, expectativas e despretensão de quem tem a vida toda pela frente.



3. SIRENA - SOBREVIVÊNCIA NA ILHA (2023)


E não apenas de farofa romântica vive a pessoa obcecada por realities. Quase lá pro meio do ano, a Netflix soltou seu reality show de sobrevivência, Sirena - Sobrevivência na Ilha (Siren - Survive the Island).


Em - pra mim - um dos programas mais dinâmicos e envolventes do ano, seis grupos de mulheres divididas por suas profissões se deslocam para uma ilha remota na Coreia do Sul e competem em uma espécie de Caça à Bandeira em escalas quilométricas.


Com sangue nos zóio, bombeiras, dublês, policiais, atletas, guarda-costas e soldadas tentam honrar sua profissão e mostrar que são mais fortes, resilientes, resistentes e inteligentes que os outros grupos. Além de muita ação e até porradaria entre as 24 queridas, é muito gostoso ver os laços que elas criam e como elas estão dispostas a arriscar tudo para não dar o braço a torcer.


Claro que, como todo bom reality, não poderia faltar fofoca e “traição”, o que deixa tudo muito mais divertido pra gente que só quer torcer e se alienar um pouquinho.



4. A BATALHA DOS 100 (2023)


E falando em ego e prova física, saiu também esse ano um dos hits da onipresente Netflix, A Batalha dos 100 (Physical 100) que eu carinhosamente apelidei de “Rinha de Marombas”! Esse é pra quem gosta de apanhar de mulher bonita ou tem um fraco por himbos.


Visualiza comigo: 100 pessoas - que tem seu corpo, força e agilidade como principais ferramentas de seu trabalho - tentando provar que têm o melhor físico da Coreia do Sul, bem naquela energia ensino médio. É entretenimento na certa!


Confesso que fui atrás do programa quando Cha Hyunseung (Solteiros, Ilhados e Desesperados - temporada 1) postou no Instagram que seria um dos participantes e eu já estava pronta pra jantar esse - o reality, não o Hyunseung (unless…) - com farofa. Mas que alegria me deparar com tantos outros queridos e queridas, além de desqueridos e desqueridas, pois nada melhor que torcer contra alguém sem peso na consciência, né?!


As provas todas absurdas me fazendo questionar como pode um corpo humano aguentar tanto peso, tanto impacto, tanta canseira… Óbvio que com tanto “maromba” por m², a gente pega um rancinho ali e outro por aqui, mas vale a pena demais pelos queridos que adotamos pelo caminho.



5. O JOGO DO DIABO (2023)


Se tem “Rinha de Marombas” tem “Rinha de Nerdolas”. Em uma escala bem menor, O Jogo do Diabo (The Devil’s Plan) traz 12 participantes que disputam o prêmio de até mais de 1.5 milhões de reais por meio de jogos mentais de memória, estratégia, matemática e probabilidade. Se você é como a Key do BBB23 e se considera sapiossexual, pode confiar que esse é um banquete!


O elenco é menor, mas não menos brilhante. De atores formados em universidades renomadíssimas à youtubers que já trabalharam na Casa Azul à idols de grupos queridíssimos. E, sim, fui atraída por esse pela participação do Seungkwan (SEVENTEEN) e obviamente não me decepcionei, não é à toa que ele é o Melhor Amigo do Entretenimento. Com muito bom humor e muita - porém depende - união, as alianças vão se formando e as reviravoltas vão se desenrolando diante de nossos olhos.


Em um dos realities que mais vi dividir torcidas este ano, as personalidades fortes misturadas com muito carisma fazem a gente trocar de favoritos umas 5 vezes e torcer com gosto na pontinha do sofá!



6. MANOS E MARBLE EM DUBAI (2023)

(Foto: VIU)


Se vendo O Jogo do Diabo você sentiu que queria mais uma dose de ~~seventinhos servindo entretenimento, felizmente eles deram o ar da graça em outros programas. Numa pegada mais variety show, Manos e Marble em Dubai (Bro & Marble in Dubai) leva Yoo Yeon Seok, Lee Dong Hwi, Ji Suk Jin, Jo Se Ho, Kyuhyun (Super Junior) e Joshua e Hoshi do SEVENTEEN para Dubai, guiados por Lee Seung Gi, para brincar de Blue Marble - um jogo parecido com Banco Imobiliário - em dimensão real por toda a cidade.


Inseridos na cultura e ambiente da cidade, os participantes devem cumprir provas e metas enquanto juntam o dinheiro e territórios replicados no jogo. A recompensa final é a conversão da moeda fictícia em um valor real para o vencedor.


Acostumados com a dinâmica desses programas de variedade, os idols, atores e comediantes dão um show de carisma e bom humor transformando qualquer prova ou interação em entretenimento purinho!


Com personalidades públicas no elenco, a gente acaba já tendo certo apego pelos participantes antes mesmo do início do programa. Muito bom vê-los interagindo, se divertindo junto e acompanhar certas amizades improváveis florescendo. Dá aquele quentinho no coração ao ver vários de seus mundinhos colidindo. No fim, a gente acaba ficando bem com qualquer um dos participantes vencendo e só quer se divertir com a competitividade excessiva e bom humor deles.


7. PEAK TIME (2023)

(Foto: Viki)


E se seu estilo de reality show é mais musical, a JTBC fez a boa lançando Peak Time no começo do ano. Diferentemente de outros realities desse nicho - que normalmente focam no debut de um novo grupo -, Peak Time é uma nova esperança para grupos e idols que não alcançaram o sucesso esperado após seu debut.


O programa reúne 24 grupos - entre grupos em atividade e boy groups em hiatus indefinido ou que disbandaram - e, sem anunciar seus nomes verdadeiros, promovem temas semanais para que eles se apresentem e encantem os jurados e o público que votará para a permanência deles no reality.


Se você tem dificuldade em não se apegar a grupos novos ou rostinhos carismáticos: CUIDADO! Peak Time é um bombardeio de gente talentosa. Nessa aventura de, semana após semana, aprender mais sobre os artistas, vê-los evoluindo enquanto criam vínculos entre si, não tem como não simpatizar pelos grupos e suas histórias. Dei play neste sem conhecer um grupo sequer e terminei a final com pelo menos uns 4 novos queridos pra acompanhar.


E se Manos e Marble em Dubai trouxe mais um gostinho de SEVENTEEN pras telinhas, Peak Time proporciona mais alegria pros Seung Gi fãs que podem acompanhar o principezinho apresentando esse reality também.



8. QUEM É A LOBA? (2023)

(Foto: Netlfix)


Ok. Esse tem cheirinho de trauma. Mas só porque gostei Tanto dele que, na hora de me despedir, fiquei completamente vazia. Mais uma vez, em 2023, o Japão e a Netflix decidiram que estava tudo bem me destruir, e dessa vez foi com Quem É a Loba? (Is She the Wolf?).


Dez japoneses se reúnem em uma casa, por uma estação inteira, em busca de amor. É tudo lindo e divertido até o anúncio de que uma - ou mais - participante será nomeada A Loba e não poderá se apaixonar por ninguém durante o programa.


Pronto. Porque NÓS, ROMÂNTICAS… Que dor ver pessoas que se gostam não podendo ficar juntas. O desenrolar é uma ~~farofa muito gostosa e já no segundo episódio eu tinha meus bias e possíveis casais preferidos. Foi muito interessante ver um reality em que os participantes não ficam confinados e seguem suas vidas e trabalhos normalmente enquanto participam das dinâmicas e vivência do programa.


O fim do programa foi chegando, o mistério aumentando, o coração quase explodindo - o dos participantes e o meu - e o último episódio um chororô só - mais uma vez, o dos participantes e o meu. Não há quem passe ileso quando chega a revelação de ~~quem realmente é a Loba.


Como rata de realities de namoro, foi uma linda experiência um programa em que os participantes pareciam tão sinceros e entregues à experiência. Saudades dos meus favs e espero um dia sofrer com uma segunda temporada.



9. AMOR COMO UM ROMANCE COREANO (2023) + SOLTEIROS, ILHADOS E DESESPERADOS (2023)


Chegou ao fim dessa lista e quer viver a agonia semanal de ter que esperar uma semana inteira pra saber o que aconteceu na vida de alguém do outro lado do planeta?


Dia 12, terça-feira, a Netflix lançará os últimos episódios de Amor Como Um Romance Coreano (Love Like a K-Drama) e, também na Netflix, estreia a terceira temporada de Solteiros, Ilhados e Desesperados.


Amor Como Um Romance Coreano apresenta 4 atrizes japonesas que vão à Coreia do Sul para contracenar com 4 atores sul-coreanos. Eles participarão - alternando os casais - de todo o processo de construção de atuação de algumas cenas que envolvem um - ou mais - beijo, desde os ensaios e audições até a gravação final para o casal vencedor de cada etapa.


A ideia é fazer com que, ao conviver diariamente e dividir momentos de certa intimidade ensaiando e gravando as cenas românticas, os atores acabem se apaixonando na vida real.


Confesso que já estou com o coração na mão para lidar com certos rumos e escolhas que alguns queridos podem fazer nessa reta final, mas tudo bem pois a maior ~~farofada sul-coreana, Solteiros, Ilhados e Desesperados, está de volta pra fazer a gente esquecer o vazio no coração que o Japão deixa depois de seus realities.



Em Solteiros, Ilhados e Desesperados alguns participantes ficam confinados em uma ilha na Coreia do Sul também a procura de um amor. As condições na ilha não são as mais confortáveis - além do calor escaldante - e caso duas pessoas se interessem mutuamente, o casal ganha como recompensa uma ida ao Paraíso, onde podem viver uma noite de luxo e conforto.


Com muita patacoada e uma dose de vergonha alheia, Solteiros, Ilhados e Desesperados está retornando para sua terceira temporada e conta com um participante da temporada anterior, Kim Jin-young, na posição de um dos apresentadores. Já ansiosa para me alienar com tanta bobajada nesse restinho de 2023!



Ficou faltando algum reality show de 2023 na lista? Que outros realities de outros anos mudaram a vida de vocês? Recomenda pra gente!

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page