top of page

Korean Film Festival SP (KOFF) - Festival de Cinema Coreano

Atualizado: 30 de jun.

por Daniela Seles


(Foto: Arquivo Pessoal)


Entre os dias 2 e 6 de outubro ocorreu na cidade de São Paulo o Korean Film Festival SP (KOFF) - ou Festival de Cinema Coreano. Em sua primeira edição, o festival passou primeiramente pela cidade de Piracicaba e, logo em seguida, chegou à capital paulista. O KOFF dispôs de uma programação bem diversa, incluindo Mostras Competitivas e Mostras Não-Competitivas, além de contar com debates, oficinas, premiações e homenagens.


Nossa equipe foi ao Espaço Itaú de Cinema para prestigiar o evento e separamos aqui 7 indicações de filmes presentes na programação da Mostra Não-Competitiva:


1. OLDBOY (2003)


(Foto: Divulgação)


Começamos as nossas indicações com o filme Oldboy, um daqueles filmes que chamamos de "clássicos" do cinema! E isso tem um motivo: ele conta a história de vingança do protagonista Oh Dae-su, um personagem complexo e cheio de nuances, mas, ainda assim, é cativante e muito imprevisível. Dirigido por Park Chan-wook, o filme lançado em 2003 se mantém até hoje como um filme relevante, uma vez que é uma obra-prima de suspense sul-coreana que apresenta uma narrativa complexa, repleta de reviravoltas e cheia de dilemas morais. Ele é um clássico não só por ter influenciado muitos outros trabalhos dentro do cinema mundial, mas também porque não importa quantas vezes assistimos, sempre vamos nos surpreender com os acontecimentos que constroem a história.


2. A CRIADA (2016)


(Foto: Divulgação)


Ainda falando da maestria da direção de Park Chan-wook, temos aqui mais um filme do diretor: A Criada. O filme lançado em 2016 já apareceu aqui no nosso blog em um post especial que fizemos para o mês do orgulho LGBTQIA +. E, novamente, queremos deixar a indicação desse filme incrível. O diretor Park Chan-wook exibe uma direção magnífica em cenas visualmente impactantes e uma direção de arte excepcional. Cada cena aqui é cuidadosamente elaborada para criar uma experiência cinematográfica única, uma vez que sua estética é deslumbrante, com cenários luxuosos e figurinos exuberantes. Park Chan-wook cria um mundo de beleza e decadência que envolve os espectadores desde o início. Além disso, mais uma vez, a narrativa intrigante carrega consigo personagens enigmáticos e cheios de dilemas. É válido destacar também que o elenco entrega atuações excepcionais, tornando os personagens ainda mais cativantes. A química entre os protagonistas é palpável e intensifica a narrativa.


3. DECISÃO DE PARTIR (2022)


(Foto: Divulgação)


E fechando as indicações do diretor Park Chan-wook, temos aqui o seu mais recente trabalho. Decisão de Partir também segue a estética Chanwookiana: narrativas intrigantes e cheias de reviravoltas, estilo visual impecável, personagens profundos e atuações magníficas. O filme conta a história de um detetive policial que acaba investigando um possível assassinato. Durante a investigação, ele acaba desenvolvendo um relacionamento amoroso com a viúva da vítima, a quem considera a principal suspeita.


Para incrementar ainda mais a narrativa, Chan-wook se utiliza de uma cinematografia e estilo visual únicos e visualmente impactantes, usando cores, simbolismo e composição de maneira brilhante para contar suas histórias. Além disso, os personagens são (como de costume em obras do diretor) complexos e multifacetados. É impossível não se envolver profundamente com suas motivações e dilemas morais.


4. PARASITA (2019)


(Foto: Divulgação)


O filme dirigido por Bong Joon-ho, apesar de ser extremamente recente, pode ser considerado um clássico não só do cinema sul-coreano, mas como do cinema mundial. Este filme foi, e continua sendo, super aclamado pela crítica e pelo público, ganhando diversas premiações pelo mundo, incluindo um dos maiores feitos histórico do cinema: o filme sul-coreano levou o prêmio de Melhor Filme no Oscar, sendo assim, o primeiro filme de língua não inglesa a ganhar o principal prêmio da competição. Em sua narrativa, Parasita aborda a história de Ki-Taek e de sua família, que está desempregada, vivendo em um porão sujo e apertado. Por causa do acaso, ele começa a dar aulas de inglês para uma garota de família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe e filhos bolam um plano para se infiltrar também na abastada família, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social cobram o seu preço.


Aqui, Bong Joon Ho e toda a equipe de Parasita fizeram uma história muito cativante, abordando questões sociais e econômicas de forma extremamente engenhosa, com muitas nuances, com muita comicidade, além de ser uma obra cheia de reviravoltas inteligentes.


5. BROKER - UMA NOVA CHANCE (2022)


(Foto: Divulgação)


Assim como A Criada, já indicamos anteriormente em um post em nosso blog o filme Broker - Uma Nova Chance. Entretanto, vamos novamente repetir a indicação, pois esse filme é um grande achado neste mundo do cinema e merece ser contemplado diversas vezes. Broker, do diretor Hirokazu Koreeda, conta a história de dois homens que ganham a vida encontrando novos pais para bebês que são abandonados. Durante o filme, os rapazes conhecem uma jovem que deixou seu filho para trás, mas agora o quer de volta. Enquanto isso, duas investigadoras ficam no encalço dos traficantes de bebês.


O filme conta com um elenco de peso e bastante conhecido para quem acompanha o audiovisual sul-coreano: IU, Song Kangho (que participou do filme Parasita que indicamos anteriormente), Bae Donna, Lee Jooyoung, Song Saebyeok, dentre outros. Assim como todas as narrativas indicadas aqui em nossa lista, Broker conta uma história envolvente e com personagens multifacetados, nos colocando diversas vezes em questionamentos e dilemas morais que os personagens também precisam lidar.


6. MINARI (2020)


(Foto: Divulgação)


O filme Minari do diretor Lee Isaac Chung conta a história de uma família coreano-americana que se muda para uma fazenda no Arkansas em busca de seu próprio sonho americano e, em meio aos desafios dessa nova vida, eles descobrem a inegável resiliência da família e o que realmente faz um lar. A narrativa do filme é extremamente autêntica, explorando a experiência de uma família coreano-americana na década de 1980, refletindo as lutas e triunfos dessa comunidade. Minari oferece uma visão envolvente da cultura coreana, incluindo a culinária e tradições familiares, tornando-se uma experiência culturalmente enriquecedora.


Além disso, a narrativa também aborda temas definidos como universais como família, sonhos, imigração e perseverança. E, por mais autêntica que a narrativa de Minari seja, ele também se torna um filme que é acessível e envolvente para diferentes públicos, evocando uma ampla gama de emoções, que nos leva a refletir sobre questões importantes relacionadas à vida, família e identidade. No geral, Minari é um filme que merece ser assistido por sua autenticidade, qualidade artística e capacidade de tocar o coração dos espectadores.


7. INVASÃO ZUMBI (2016)


(Foto: Divulgação)


Dirigido por Yeon Sang-ho, Invasão Zumbi é um filme de zumbis extremamente emocionante que se destaca pelo seu ritmo rápido, suspense constante e cenas de ação eletrizantes. O filme conta a história de um universo em que a Coreia do Sul acaba decretando estado de emergência após um vírus desconhecido tomar conta do país. Algumas pessoas tentam fugir de zumbis, mas acabam ficando presas em um trem com destino a Busan, a única cidade que não foi afetada pelo vírus. Aqui, ficamos em constante tensão com a narrativa, pois ela é uma verdadeira montanha-russa de ação, com cenas de perseguição emocionantes e momentos de tensão que nos mantém grudados na tela.


A história também acaba explorando bastante as relações humanas, não se limitando apenas a cenas de ação; também explora as relações e emoções humanas em meio a um apocalipse zumbi, principalmente entre o personagem principal e sua filha. Yeon Sang-ho demonstra seu talento na direção ao equilibrar perfeitamente o horror e a humanidade na trama. Sendo assim, Invasão Zumbi é uma ótima escolha para os amantes de filmes de terror e ação.


Para quem não conseguiu participar do KOFF, é possível achar e assistir os filmes em canais de streaming online. Esperamos que nossas recomendações os incentivem a assistirem e conhecerem mais sobre as obras incríveis da cinematografia sul-coreana. Cada um deles oferece uma experiência cinematográfica única, memorável e que vale a pena. Lembramos aqui que o Festival de Cinema Coreano já está programado para acontecer sua segunda edição e, dessa vez, ela ocorrerá não somente em Piracicaba e São Paulo, mas irá se estender para outro estado e chegará ao Rio de Janeiro no próximo ano. Já estamos ansiosas para acompanhar mais uma edição desse festival incrível que exalta a cultura e a arte coreana.


Para mais informações sobre o KOFF, acompanhe as redes sociais do Festival!

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page