top of page

K-Pop Previous Generations

Atualizado: 30 de jun.

Dizem por aí que quanto mais velho um vinho, melhor. Apesar de não ser sempre verdade, não dá pra negar que com um bom amadurecimento e desenvolvimento, certos aromas e sabores realmente se tornam mais complexos trazendo um gostinho de quero mais! E o que isso tem a ver com o K-Pop? Bom, mesmo com o boom dele nos últimos anos, e a grande popularidade de grupos da 4ª geração, não há nada como acompanhar uns grupinhos com mais de 10 anos de carreira, que já passaram por poucas e boas e não se cansaram de viver e respirar arte, assim como não nos cansamos de consumi-la. Vem conferir nossos grupinhos preferidos que envelheceram como vinho!


1. SHINEE 

Indicado por Daniela Seles

(Foto: SM Entertainment)


Confesso que é até difícil escrever tão pouco sobre um grupo que tem TANTA história e legado, além de significar muito pra mim, mas obviamente a minha indicação nesse One By One não poderia ser diferente: eu precisava falar sobre o MAIOR grupo do mundo e sobre aqueles que me ensinaram tanto sobre amor, respeito, generosidade, trabalho árduo e sobre a importância e potência da música.


O grupo é composto por Lee Jinki (mais conhecido pelo nome artístico Onew), Kim Jonghyun, Kim Kibum (Key), Choi Minho e o maknae¹ do grupo, Lee Taemin. Com os 5 integrantes no grupo, SHINee fez seu debut em 2008 com a música Replay, que é, até hoje, uma das músicas mais memoráveis da história do K-Pop e que deixou todo um legado para a história da música popular coreana.


Tenho pra mim que SHINee é um dos grupos mais completos existentes no K-Pop, uma vez que cada membro do grupo é um talento vocal distinto (e extremamente potentes), que se complementa e contribui para harmonias ricas e performances emocionantes. Além disso, o grupo possui proeza técnica incomparável, uma musicalidade característica e muita, mas muita originalidade (embora eles tenham casos de plágio² entre si rs).


SHINee é, também, um grupo que tem muita versatilidade em relação a suas músicas, performances e conceitos. Eles conseguem transitar por diversos gêneros musicais e, ainda assim, construir uma discografia coesa, cheia de personalidade e singularidade. Para notar isso, basta observar músicas clássicas como 1 of 1, View, Sherlock, Lucifer e até mesmo as baladas como Farewell My Love e Selene 6.23, dentre tantas outras. Não dá pra negar que SHINee é, de longe, um dos grupos mais excepcionais dentro (e fora!) da indústria musical coreana.



Eu poderia passar horas e horas falando de todos os feitos e os motivos para que as pessoas acompanhem SHINee, mas vou me restringir a dizer que conhecer e escutar esse grupo não é apenas apreciar boa música e admirar pessoas genuinamente boas, mas é também sobre mergulhar em uma jornada que transcende fronteiras e sobre se conectar com obras que realmente mudam as nossas vidas.


"O nome SHINee é uma palavra nova e é explicada como uma combinação de shine (brilho) – que significa luz –, e o sufixo "ee", significando, portanto, "aquele que recebe a luz/brilho". E não é pegando o gancho e fazendo trocadilho com o nome do grupo, mas SHINee é uma verdadeira joia não só como músicos, mas também como pessoas. Eles, de fato, nasceram para brilhar e compartilhar a luz que irradiam com o mundo. E que bom que eles o fazem! SHINee continua e, pra sempre, vai continuar brilhando, independente do lugar onde estiverem. Forever SHINee 5.


¹: membro mais novo;

²: acabou virando uma tradição eles se auto plagiarem no design de seus álbuns solos;


Ouça SHINee e escute seu último comeback HARD!


2. EXO

Indicado por Ju Defávari


Tem grupos de K-Pop que surgem para alinhar os planetas e mudar a história da indústria. Sim, mais um dia eu sendo clubista. Mas fala sério, acho difícil haver um k-popper que nunca tenha ouvido uma música do EXO ou algum projeto solo de um de seus membros.


Em seu debut em 2012 com 12 membros e duas subunits - para promoções de suas músicas em coreano e em mandarim - o EXO lançou o single MAMA inventando o primeiro ritual do K-Pop. E parece que funcionou pois, daí pra frente, foi só pra cima - porém depende. Atualmente formado por nove membros - Xiumin, Suho, Lay (sim!), Baekhyun, Chen, Chanyeol, D.O., Kai e Sehun - o grupo é considerado um dos maiores nomes da cultura pop da Coreia do Sul.



Lá em 2013, com o lançamento de Wolf e Growl, no primeiro álbum de estúdio do grupo, XOXO, os pioneiros do movimento lobisomem na Coreia já mostraram que seu boom com MAMA veio mesmo pra ficar!


Ao longo dos anos, EXO sofreu a saída de alguns membros, além da perda do timing em alguns comebacks com seus membros se alistando em momentos diferentes. Mas nada disso atrapalhou o sucesso do grupo e, principalmente, a essência e o vínculo dos nove membros que são tão amados uns pelos outros e pelos fãs.


Com hits imensos como Growl, Call Me Baby, Lotto, Love Shot, Monster e tantos outros, o grupo criou uma identidade tão marcante na indústria do entretenimento sul-coreano que é quase impossível ter algum grupo que nunca performou uma palinha de EXO em suas aparições em shows de variedades ou em stages especiais. Não importa qual seu grupo favorito, eles provavelmente já mencionaram alguma unidade de EXO pelo menos uma vez.


Sinal de que os queridos são atemporais foi sua faixa de natal First Snow subindo novamente nos charts - 10 anos depois - graças aos challenges que fizeram tanto sucesso nas redes sociais ano passado!



Amar o EXO é ter doses infinitas de dopamina, talento e aquela sensação de família! Só nos resta aguardar o reencontro dos 9 cacurinhas pra gente poder morrer em paz!


Ouça EXO e seu último comeback EXIST!


3. EXID

Indicado por Thainá M.

(Foto: Banana Culture)


Se você está no K-Pop pra valer e nunca se pegou cantarolando o refrão de Up & Down e seus repetidos ‘Ui Arae’ ou foi atingido e atingida pela lendária ‘141008 Fancam EXID HANI’, sinto em te dizer que você está fazendo isso errado. Prestes a fazer dez anos em 2024, o single mais famoso desse girl group é um dos maiores exemplos do que é um viral e como ele pode mudar carreiras.



O EXID — sigla em inglês para Exceed in Dream — debutou em 2012 com uma configuração bem diferente da que realmente alcançou o sucesso. Solji, LE, Hani, Hyelin e Jeonghwa formaram, meses depois do debut, o quinteto que permaneceu unido em meio a inúmeros altos e baixos. O grupo precisou lidar com lançamentos pouco competitivos — em termos de charts e fanbase significativa —, mudança de gerência e longos períodos entre os comebacks até explodir nas redes sociais depois que o charme incomparável de Hani — minha female ultimate, tá? — viralizou em um vídeo de performance de Up & Down.


Fala sério, não parece coisa de destino?


Depois desse feito, as cinco finalmente começaram a receber a atenção que mereciam e se consolidaram como um dos grupos femininos mais longevos — afinal, já são mais de dez anos de carreira — e que permanece unido para além dos palcos. Isso porque a amizade entre as membros é uma das marcas do grupo e um dos motivos pelos quais nós, LEGGO, consideramos que o EXID segue ativo apesar de as cinco estarem atualmente sob empresas diferentes e com carreiras separadamente consolidadas entre a música — nos palcos e na produção musical — e a atuação.


Mesmo depois do encerramento do contrato sob a mesma gerência em 2020, o grupo seguiu fazendo apresentações e chegou a fazer um lançamento comemorativo do aniversário de dez anos em 2022. O EP ‘X’ representou não apenas o retorno simbólico, cheio de energia e música boa, mas a continuidade de uma história de amor à música e do amor que elas têm umas pelas outras e pelos fãs — esse último carinhosamente representado na faixa LEGGO.



Orgulhosamente fã dessas cinco, considero que qualquer retorno às gloriosas gerações anteriores na linha do tempo do K-Pop merece um debruçar sobre elas. E se você não as conhece ainda ou quer ir além do hino Up & Down, não perca a chance de se encantar por essas mulheres extremamente talentosas e adicionar às suas playlists um pouco da discografia impecável do EXID. Não perde tempo não, viu?


Ouça EXID e o EP comemorativo X!


4. VIXX

Indicado por Tham Sanchis

(Foto: Vogue)


Uma das melhores características de escutar música em si, para mim, é como ela é algo atemporal. Apesar de haver diversas trends hoje em dia e esse pensamento de que tudo está datado, não tem nada melhor do que nos conectarmos com aquelas que nos trazem o sentimento de conforto, familiaridade e paz. Assumo que foi exatamente isso que senti quando me deparei com o VIXX por aí faltando poucos dias pro ano virar 2024.


Conhecia-os desde 2021, por suas músicas famosas, mas foi como se eu tivesse escorregando de um tobogã numa aventura incrível quando não resisti e escutei toda sua discografia. Ali descobri porque eles são os reis dos conceitos: desde o início de sua carreira — tendo seu debut em 2012 —, o grupo trouxe conceito vampiresco com On & On (e seu famoso "I need therapy, lalalalala therapy!"), a dupla de ouro hyde e G.R.8.U inspiradas na novela gótica O Médico e o Monstro, a trilogia de álbuns Zelos, Hades e Kratos, baseadas na mitologia grega, e muitos outros que o faz levar esse título até hoje!


Temos que reconhecer, entretanto, que seus maiores feitos foram as famosas VOODOO DOLL, que fez eles conseguirem seu primeiro Win em Music Show’s coreanos, Chained Up, que também foi outra virada de chave na vida deles e Shangri-la, que é lembrada até hoje como a música e apresentação que popularizou o uso de hanboks no K-Pop.



Como visto, o VIXX mudou muito do que se é pensado no pop coreano durante seus quase 12 anos de carreira: é difícil, como agora fã, não ficar orgulhosa das ideias deles que deram em não só reconhecimento como também em grande influência, alguns outros exemplos sendo o uso de batom preto nos stages, a volta das lentes de contatos e a ousadia na hora de inventar novos conceitos para se tentar. Eles faziam — e fazem! — a indústria da música na Coreia se tornar ainda mais divertida.


O grupo em si é composto por N, Leo, Ken e Hyuk, atualmente, porém já foram 6 e contavam com Hongbin e Ravi na line up também. Além deles terem faixas-título de deixar todo mundo sem fôlego, as b-sides que eles colocam no mundo é algo que não posso deixar de recomendar. Ali tem tesouros escondidos, já que a vocal line do VIXX tem um gogó de ouro! Algumas delas que fazem meu coração palpitar são Don’t Want To Be An Idol, Thank You For My Love e Only You. Ouso dizer que eles me conquistaram muito pela sinceridade que transmitem por suas vozes, já que sinto que posso amar qualquer coisa que eles coloquem no mundo. Imagina ter esse poder sobre as pessoas?


Para arrematar e dar a chance de conhecerem mais um pouco além do grupo, ainda existiu a subunit VIXX LR composta por Leo e Ravi, que mudaram minha vida — e a de muita gente — quando debutaram com Beautiful Liar. A voz do nosso rapper Ravi misturada com o timbre perfeito de Leo faz qualquer pessoa se sentir conquistada e repensar o que estava fazendo quando deixou esses dois passarem. Eu não desejo isso para ninguém! O que era vida antes de VIXX, aliás? Gratidão ao meu querido Hakyeon (N, líder e dançarino principal do grupo) que adentrou minha vida completamente do nada e fez do meu coração e mente moradia, trazendo um novo significado para o meu ano!


Se eu fosse vocês, dava uma chance para eles também… E se já os ouviu, mas não deu atenção — o que era meu caso 😭 — por favor, dê! Tenho certeza que não vai se arrepender.


Ouça VIXX e seu último comeback Continuum!


E vocês? Tem algum xodó com mais de 10 anos de carreira? Qual grupo das antigas é seu preferido? Vem panfletar com a gente!

46 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Vanessa Reis
Vanessa Reis
Feb 25

Um coração shinexo aqui <3

Like
bottom of page