por Daniela Seles
Acredito que um dos melhores sentimentos do mundo é a sensação de renovação que o início de um novo ano traz para a gente. É uma das formas em que encontramos de iniciar novos projetos, novos hábitos saudáveis, criar uma rotina, fazer metas, etc. Aproveitando esse espírito de renovação, eu particularmente sempre coloco como meta de ano novo tentar escutar novos artistas, de estilos e lugares diferentes. Acabou que, durante os anos, fui colecionando novas descobertas que se tornaram bem especiais e acredito que aqui seja um bom lugar para compartilhar esses achados, pois nada melhor do que começar o ano novo descobrindo coisas novas, né?
1. ALEXTBH
O primeiro artista da lista é, sem dúvidas, um dos artistas que mais fico feliz por ter descoberto nesse mundo cheio de possibilidades. Alextbh é um daqueles cantores que a gente ama tanto ao ponto de querer recomendar pra todo mundo, mas que, ao mesmo tempo, a gente quer que ele seja nosso segredo, sabe?
Alex Bong, mais conhecido como Alextbh, é um cantor malaio de 25 anos que vem ganhando cada vez mais destaque por seu talento e por ser um importante símbolo de resistência. Ser um jovem cantor abertamente queer em um país conservador não é fácil, mas Alextbh se mantém firme e continua lutando por aquilo em que acredita, sendo uma importante representação para a Comunidade Queer e asiática na indústria musical.
O jovem transita por gêneros como o R&B e pop, colocando em suas músicas experiências pessoais, criando narrativas interessantes e emocionantes. Seu último lançamento foi o álbum intitulado It's All Good e é uma ótima oportunidade para adentrar e conhecer um pouco mais sobre Alex e sua música.
2. COLDE
Para aqueles que estão um pouco mais inseridos no mundinho da música sul coreana, já devem ter visto e escutado Colde em algum lugar, uma vez que o cantor já colaborou com grandes nomes do K-Pop, como RM, BAEKHYUN, Epik High, B.I, entre outros. Contudo, mesmo tendo feito parcerias com diversos cantores, pode ter acabado passando despercebido por muitas pessoas – o que é uma pena.
Colde iniciou sua carreira musical em um duo indie chamado Off On Off, mas foi no ano de 2018 que ele lançou seu primeiro material solo, que o ajudou a ganhar notoriedade no mercado musical. De lá para cá, o artista lançou alguns EP's, álbuns e singles, sem contar o lançamento de OST's também. Com toda certeza é uma ótima aposta para quem quer descobrir novos artistas de R&B.
3. NIVE
NIve é outro artista que sinto muita vontade de divulgar para todo mundo e, ao mesmo tempo, tenho vontade de gatekeep porque morro de ciúmes. Mas superando (porém não muito) a fase do ciúmes, não poderia deixar de incluí-lo em uma lista de novos artistas para conhecer em 2024.
Park Jisoo, ou mais conhecido como NIve, é um cantor, produtor e compositor sul coreano. Ele iniciou sua carreira musical em 2014 e fez sua primeira aparição pública como concorrente no show de talentos sul-coreano Superstar K6, onde terminou no Top 9 (na época aparecendo como Brian Park). Entretanto, o artista só foi lançar seu primeiro single, Getaway, em 2018. NIve também escreveu, compôs e produziu músicas para diversos artistas de K-Pop, incluindo BTS, NCT, Chen, Paul Kim e Sam Kim.
Ele ganhou o meu coração quando eu soube que o cantor V (meu ultimate bias) o contatou para produzir a canção Blue & Grey – que é simplesmente uma das minhas músicas favoritas DA VIDA –, me fazendo descobrir suas músicas solos e se tornando, assim, um dos meus cantores favoritos.
NIve traz em sua arte – seja ela músicas que ele compõe, produz e/ou interpreta – muita sensibilidade, nos permitindo criar uma conexão enorme com suas produções. E é por esse motivo que eu espero que as pessoas parem e apreciem a obra desse artista genial.
4. JUNE
Construir essa lista e incluir diversos artistas de R&B não foi uma escolha proposital, mas aconteceu. Então, o quarto artista da minha listinha é, sem nenhuma surpresa, um cantor com canções R&B. Lee Junsang, popularmente conhecido como JUNE, é um cantor, compositor e produtor sul-coreano da Planetarium Records. Além de solista, ele também integrou o grupo PLT. Além disso, JUNE também foi trainee da Big Hit Entertainment, empresa que lançou o boy group BTS.
Ainda que seu trabalho como solista não seja tão conhecido, JUNE possui em sua carreira grandes sucessos como produtor, uma vez que produziu para grandes artistas como o BTS, nas músicas Lost, Awake e Not Today, além de também ter sido um dos produtores da música WINE da cantora Suran, que também contou com a produção do cantor SUGA, membro do BTS.
JUNE é, sem dúvidas, um verdadeiro achado no mundo da música. O artista consegue transpassar toda sua sensibilidade em canções incríveis e com vocais extremamente envolventes. Espero que daqui pra frente cada vez mais pessoas possam parar e apreciar o trabalho sensacional de JUNE, porque ele merece o mundo.
5. ADOY
Nem só de R&B eu vivo e a prova disso é a indicação de uma banda indie chamada ADOY. Formado em 2017, o grupo é composto por Juhwan (vocal e guitarra), Dayoung (baixo), Geunchang (bateria) e Zee (sintetizadores e vocais). Pra mim, ADOY é um grupo que possui uma identidade muito forte, ainda que em suas músicas o grupo mescla certos gêneros, como o city-pop, pop dos anos 80, bem como o indie rock. Contudo, é justamente essa mescla junto da adição de sintetizadores com vocais melancólicos e suaves, que a banda cria tamanha identidade, se destacando de outras bandas indies e se mostrando únicos.
ADOY sempre terá uma música que vai se encaixar nas mais diversas situações que passamos em nossas vidas. Eles são um daqueles artistas que possuem o talento de nos fazer desligar do mundo real e nos transportar para um mundo novo.
6. CROWD LU
Por fim, mas não menos importante, temos a indicação de Crowd Lu. Ele é um cantor, compositor e ator taiwanês. Conheci o artista ano passado, em 2023, através de uma playlist do próprio Spotify e fiquei genuinamente feliz de poder ter a oportunidade de conhecer artistas de lugares tão diversos.
Um fato curioso sobre o cantor é o fato de que ele ganhou o apelido Vitas Lu após fazer uma paródia da música Opera No. 2, do cantor que virou meme há alguns anos, o Vitas. Ainda que ele tenha a habilidade de alcançar notas altas e ser comparado ao cantor russo Vitas, Crowd Lu também dispõe de uma voz suave e melódica, que traz um grande conforto e calma em que escuta.
Mesmo que exista uma barreira linguística entre os ouvintes e ele – já que o mandarim não é uma língua tão comum para nós brasileiros –, Crowd Lu é um artista extremamente habilidoso, versátil e que merece ter seu trabalho reconhecido por todos, nos fazendo deixar de lado todos os preconceitos e escutando sua obra com o coração aberto.
Você já conhecia algum desses artistas? Tem mais algum que gostaria de indicar? Conta pra gente!
Comments