top of page

A ascensão do Seventeen para além da música

Atualizado: 10 de mai.

por Tham Sanchis


Longe de ser um dos grupos mais comuns do K-Pop, o SEVENTEEN nasceu para ganhar notoriedade até mesmo além do que eles esperavam.


Numa indústria que faz com que os idols busquem cada vez mais vias de se tornarem artistas multifacetados, o grupo de 13 homens que veio conquistando o mundo de pouquinho a pouquinho faz parte de uma das maiores curvas que esse gênero já viu.


(Foto: Divulgação)


Muitos conhecem o SEVENTEEN apenas por ser um grupo difícil de se decorar e conhecer os membros por serem tantos, alguns ouvem suas músicas despretensiosamente, outros já são eternos fãs do som e também deles e, por último, temos aquelas pessoas que os conheceram por um título que eles levam até fora do K-Pop e que mais nenhum grupo consegue sair na frente senão eles: os reis (ou gênios!) do entretenimento.


O brilho desse grupo vai muito além de seus vocais perfeitos, visuais deslumbrantes, produções impecáveis, sincronia sem igual… Se eles já são bons sendo propriamente idols, foi através de um programa de YouTube — também publicado no falecido VLive — em seu próprio canal que eles inicialmente começaram a mostrar pro mundo quem era o SEVENTEEN de verdade.


(Foto: Youtube Seventeen)


Em 2017, apenas dois anos depois de seu debut, com a música Adore You, houve o início de algo que eles nem ao menos sabiam o tamanho que ia ter futuramente: uma série de vídeos de “por trás das câmeras” intitulado Going Seventeen, que mostrava um pouco de sua jornada onde os olhares dos fãs não chegavam. A série se manteve nesse formato até 2019: durante esses primeiros dois anos tiveram diversos tipos de conteúdo sendo abordados nela, alguns deles inclusive jogos e brincadeiras e, por isso, ela acabou se popularizando na época. Ao ver tal feito, houve essa decisão de uma mudança para que ela se tornasse em um programa puramente de entretenimento do grupo.


Desde então, o SEVENTEEN começou a crescer ainda mais: o que era apenas uma diversão esporádica, acabou se tornando num quadro em seu canal que trazia muitos olhares de fora, justamente pelo fator das pessoas assistirem a diversão genuína deles entretidos com jogos como Mafia Game, Karaokê no estilo Escape Room, jogos no estilo Brincadeiras de Infância e até mesmo saindo em viagens entre eles, como o quadro TTT que sempre traz muitos memes, entre outros tipos de conteúdos que eles disponibilizavam. Os holofotes que se viraram para eles naquela época dificilmente dariam folga após isso já que, qualquer que fosse o conteúdo trazido para o programa, parecia que eles tinham o dom do entretenimento. E em um grupo com treze indivíduos com personalidades diferentes, o Going Seventeen realmente acabou se tornando um espetáculo à parte.


Popularmente conhecido como GoSe, essa série de vídeos trouxe ainda mais uma família pro SEVENTEEN. Se eles já tinham seu fandom, por conta do mundo da música, chamado Carat, surgiu-se outro fandom justamente por conta de suas incríveis habilidades em entreter as pessoas: o fandom Cubic é das fãs que amam o SEVENTEEN apenas por quem elas conheceram através de seu programa de variedade favorito. Esse nome se deu porque Cubic é o nome de uma gema criada em laboratório que imita um diamante (Carat), enquanto o nome do fandom do próprio grupo veio de sua música pré-debut Shining Diamond, em que eles citam a palavra. Entretanto, ambos fandons seguem a mesma premissa que o grupo traz quando diz que seus fãs os ajudam a brilhar.


Com esse sucesso estrondoso vindo apenas de seus conteúdos online, os números de visualizações começaram a crescer exponencialmente, batendo a casa até dos 320 milhões de visualizações. Pessoas de todas idades, fandons e nacionalidades passaram a assistir o programa apenas para se divertir com os risos que eles traziam para todo o mundo.


(Foto: Youtube Seventeen)


Sendo um grupo auto produzido, eles até criaram uma música tema para o início e final dos episódios da série. O processo de produção dela foi transmitido em alguns episódios do programa em 2019 e, com isso, podemos ver a paixão do grupo pelo seu próprio trabalho quando eles até mesmo fizeram uma coreografia para a música que apenas serviria para ser sua marca na série.


No ano de 2020, após a sua empresa, PLEDIS, se tornar subsidiária da HYBE, uma das maiores empresas de K-Pop da Coreia, ocorreu uma mudança de horários na programação do Going Seventeen que antes era publicado toda segunda-feira às 10:10 da manhã no horário do Brasil, agora sendo postado toda quarta-feira às 9 da manhã - isso muito provavelmente se deu por uma estratégia da própria empresa para manter as visualizações do GoSe e de um programa de entretenimento de outro grupo dela que postava seus conteúdos também toda segunda-feira. E eles não erraram nisso, já que a HYBE é uma empresa que permite espaço para crescimento, de uma forma que seus idols vão para além da esfera do que é considerado ser um idol propriamente.


Com essa outra mudança e crescimento, o Going Seventeen se tornou ainda mais famoso, a ponto dos telespectadores começarem a chamá-lo de “programa de variedades da nação”. Esse título pertencia antes apenas ao primeiro verdadeiro programa de variedade da Coreia, o Infinite Challenge, porém, hoje em dia, o GoSe inclusive começou a ser referido como o "novo Infinite Challenge da geração"!


(Foto: Divulgação)


Indo ainda mais além, em 2021, a JTBC, emissora à cabo da Coreia, anunciou que eles transmitiriam em seu canal um especial de primavera de 10 semanas onde vários programas de variedade dos grupos da HYBE teriam episódios em suas telas. O SEVENTEEN teve, por exemplo, os episódios Don’t Lie II, Treasure Island: 13 Raiders e Insomnia Zero nele, mostrando que seu poder vai muito além do que a internet pode proporcionar.


Batendo 270 milhões de visualizações acumuladas, suas últimas duas temporadas, de 2021 e 2022, foram espetaculares. Seu conteúdo continua sendo melhorado e mais elaborado, fazendo com que os fãs não tenham vontade de perder um episódio sequer, já que eles sempre trazem convidados pouco esperados até mesmo para seu público: o grupo já deu espaço para sua equipe de produção jogar junto deles em episódios como o Going vs Seventeen (episódios 42-43 de 2020), também já trouxeram seus parentes, sendo o mais recente episódio em que isso acontece o How to Eat Rice the Perfect Way (episódios 36-37 de 2021-22), com a presença dos pais do integrante Hoshi, e também artistas muito famosos como Park Mun-ki, que era um integrante do programa de variedades anteriormente citado Infinite Challenge que apareceu no episódio Infinite Going Pt 2 (episódio 39 de 2021-22).


Já com a nova temporada de 2023, a equipe de criação do Going Seventeen surpreendeu todos os telespectadores quando anunciou que haveria um especial com um dos conteúdos que o público mais gosta que o SEVENTEEN sempre traz através do programa: o famoso Don’t Lie, onde eles implementam um jogo coreano muito conhecido chamado Máfia, que aqui no Brasil conhecemos também como Cidade Dorme. Dessa vez, eles lançaram esse jogo mais elaborado em três fases distribuídas em sete episódios, tendo seu episódio final nessa última quarta-feira, 12 de abril.


(Foto: Pledis_17 via Twitter)


Neste pensamento, percebe-se que o carisma do grupo é algo nato, trazendo uma nova faceta para o que antes era o K-Pop. Saltando facilmente de serem idols para reis do entretenimento, o SEVENTEEN faz com que a nova geração tenha vontade de ser como seus sunbaes, sendo esse ponto de luz e gerador de felicidade também para seus fãs.


Afinal, o SEVENTEEN tem talento de sobra! E vitalidade! Completando 8 anos nesse ano de 2023, o grupo prevê, com tudo isso, que a indústria já não é a mesma de quando eles debutaram. Tomando um espaço não só no coração de seus fãs, com a música, programa de variedades ou os dois, os 13 homens acabaram deixando um legado não só no K-Pop, mas também em toda a Coreia. E, quem sabe, em todo o mundo!


(Fonte: Youtube Oficial do SEVENTEEN e Osen)


87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page